quarta-feira, 23 de maio de 2007

Leituras


Já sabem que adoro ler. Por muito cansada que esteja tenho que ler uma página antes de dormir... De momento dou por suspensa a leitura de Thriller's psicológicos. Há que variar! Uma personalidade perturbada pode ser fascinante mas, o que é demais enjoa por isso toca a ler um romance para desanuviar!
Este é o meu segundo livro de Paul Auster. Li primeiro as "As Loucuras de Brooklyn" (que adorei) e agora estou a vibrar com "A noite do oráculo". Nos dois nota-se um enorme fascínio por pessoas que recuperam da morte.
"No dia 18 de Setembro de 1982, após vários meses de recuperação de uma doença quase fatal, o escritor Sidney Orr entra numa papelaria de Brooklyn e compra um bloco de notas azul de fabrico português. Nos nove dias que se seguem, Sidney vai viver sob a influência do livro em branco, preso num universo de arrepiantes premonições e de acontecimentos desconcertantes, que ameaçam destruir o seu casamento e minar a sua confiança na realidade."
O único senão do livro são as notas de rodapé...
Boas leituras!

5 comentários:

VICI disse...

BM, acho que ninguém a consegue acompanhar nesse frenético devorar de literatura... Bom, só talvez o Marcelo Rebelo de Sousa... ;)

Bom feriado!

Anónimo disse...

Comecei a ler agora o Herança do Vazio... e para já aconselho...

mor disse...

Olá amigo Vici,
Tem toda a razão... É que não consegui ler o Mr. Ripley porque está esgotado, imagine!
Quanto ao Paul Auster, recomendo vivamente ; ))) Estou a adorar...
Bom melhor dia útil da semana!

Anónimo disse...

Querida Mor,
Aproveito este seu post para ter uma oportunidade de comentar neste seu mui nobre blog um livro que li recentemente e me apaixonou até ao ossinho metacárpico do meu ser...
O livro chama-se "Sombra do Vento", e o autor é Carlos Ruiz Zafon.

Para quem não leu o livro, aqui fica um resumo da excelência daquelas páginas que, diga-se, recomendo vivamente.
AVISO: À mínima bocejadela levarão com uma canelada!
"Numa manhã de 1945, um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona.
Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, A Sombra do Vento é sobretudo uma trágica história de amor cujo eco se projecta através do tempo. Com uma grande força narrativa, o autor entrelaça tramas e enigmas ao modo de bonecas russas num inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, numa intriga que se mantém até à última página."

Excerto da obra
"Ainda me lembro daquele amanhecer em que o meu pai me levou pela primeira vez a visitar o cemitério dos Livros Esquecidos. Desfiavam-se os primeiros dias do Verão de 1945 e caminhávamos pelas ruas de uma Barcelona apanhada sob céus de cinza e um sol de vapor que se derramava sobre a Rambla de Santa Mónica numa grinalda de cobre líquido.
- Não podes contar a ninguém aquilo que vais ver hoje, Daniel - advertiu o meu pai. - Nem ao teu amigo Tomás. A ninguém." Diria eu que são estes os momentos em que o deslumbramento nos leva aos lugares mágicos do nosso coração. Os nossos lugares secretos.

Mas adiante. Este resumo conta apenas a página inicial do romance. “A sombra do Vento” é muito mais do que isso. É um romance sobre o amor dos leitores pelos livros. É uma obra que fala da obsessão de um jovem pelo autor de um livro que mudou sua vida, e sua luta para preservá-lo da destruição imposta por um personagem que parece saído do livro que leu. Conta uma história de amor vivida por diferentes personagens que, separadas no tempo e com um estranho livro como elo de ligação, acabam por se confundir e complementar no final.

Numa altura do ano especialmente romântica, em que as hormonas começam a andar mais irrequietas, parece-me o momento ideal para recomendar a sua leitura... dias de sol radioso.. calor... corações abertos... emoções à flor da pele... porque não?

Bzz disse...

E o próximo vai ser "A música do acaso" que EU te vou emprestar! Sou fã do Auster;-)
Beiju!