terça-feira, 8 de maio de 2007

Fenómeno cara de pau

Pergunto ao vento que passa
notícias do meu país
e o vento cala a desgraça
o vento nada me diz.
(extraído do poema de Manuel Alegre «O Canto e as Armas»)

Como sabem este Blog caracteriza-se por ser totalmente apolítico e inócuo... Não conseguem calcular as dificuldades criadas por esse objectivo. Apesar de tentar continuar nessa linha, não consigo deixar de fazer considerações generalistas sobre a não demissão do Carmona Rodrigues... É mais forte do que eu. Desculpem mas todos os dias em Macau vemos notícias sobre este novo fenómeno a que passo apelidar de Cara de Pau...

Parece que as atitudes de pessoas da chamada elite política, onde estão incluído (infelizmente) Valentim Loureiro e o Carmona Rodrigues, são o reflexo também de uma miséria moral generalizada... Só podem estar todos embriagados... Perderam a noção, já não há o que chama vergonha na cara.


Então um político por mais inocente que seja não acha que se deve demitir quando constituído arguido por considerar que sobre ele impende uma suspeição? Não pensa que essa suspeição pode prejudicar o seu cargo? Perderam de todo a noção... O exemplo devia vir de cima!

Por hoje é tudo, vou a correr fazer um “fui lei chi” (que é como quem diz vou desfrisar o cabelo seguindo uma ultra técnica japonesa) para a acalmar o motim instalado nos meus simpáticos neurónios...

Até breve!

9 comentários:

Anónimo disse...

Pergunto ao vento que passa
notícias do meu país
e o vento cala a desgraça
o vento nada me diz.

Pergunto aos rios que levam
tanto sonho à flor das águas
e os rios não me sossegam
levam sonhos deixam mágoas.

Levam sonhos deixam mágoas
ai rios do meu país
minha pátria à flor das águas
para onde vais? Ninguém diz.

Se o verde trevo desfolhas
pede notícias e diz
ao trevo de quatro folhas
que morro por meu país.

Pergunto à gente que passa
por que vai de olhos no chão.
Silêncio – é tudo o que tem
quem vive na servidão.

Vi florir os verdes ramos
direitos e ao céu voltados.
E a quem gosta de ter amos
vi sempre os ombros curvados.

E o vento não me diz nada
ninguém diz nada de novo.
Vi minha pátria pregada
nos braços em cruz do povo.

Vi minha pátria na margem
dos rios que vão pró mar
como quem ama a viagem
mas tem sempre de ficar.

Vi navios a partir
(minha pátria à flor das águas)
vi minha pátria florir
(verdes folhas verdes mágoas).

Há quem te queira ignorada
e fale pátria em teu nome.
Eu vi-te crucificada
nos braços negros da fome.

E o vento não me diz nada
só o silêncio persiste.
Vi minha pátria parada
à beira de um rio triste.

Ninguém diz nada de novo
se notícias vou pedindo
nas mãos vazias do povo
vi minha pátria florindo.

E a noite cresce por dentro
dos homens do meu país.
Peço notícias ao vento
e o vento nada me diz.

Mas há sempre uma candeia
dentro da própria desgraça
há sempre alguém que semeia
canções ao vento que passa.

Mesmo na noite mais triste
em tempo de servidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não.

Manuel Alegre in «O Canto e as Armas»

Anónimo disse...

Querem ver que por trás desta bolha está um pessoa culta?

Anónimo disse...

Adorei o poema. Muito acertado e tem toda a razão... É a balda total. Depois admiram-se que haja um aumento significativo de larápios!

Anónimo disse...

Querida Mor,
Tem toda a razão!!! Aliás, como quase sempre!!! É para vermos o estado em que está o País que à tempos deixamos para trás...
Já agora, e se estamos numa de falar dos nossos políticos, desafio a amiga a encontrar qualquer coisa que seja mais insuportável do a campanha eleitoral ultra-porca do boçal Alberto João...
E não acha que deviam pôr uma almofada na cadeira do Marques Mendes quando vai aos debates na AR??? A meu ver é muita maldade deixar o homem sentar-se ali sem reforço, parece um miúdo à mesa no momento em que a mãe traz a travessa com os espinafres. Coitado!

mor disse...

Querida amiga ex bolha,
Se ainda fizesse parte deste bolg podiamos fazer um top + casca grossa... Assim alone temo não ter imaginação nem genica!
Quanto às duas criaturas, não podia ser mais acertado... Infelizmente num país com um PR que não sabe comer bolo rei é de esperar que o AJJ ganhe as eleições... É caso para dizer a Madeira tem o presidente que merece...

Anónimo disse...

No caso Carmona é melhor mesmo: FUI, sem o Lei Chi... Em Portugal, perde-se demasiado tempo com politica da treta...

Anónimo disse...

Mas agora que penso nisso... Em Macau houve por aí uns motins que também me deixam suspeitar que a Las Vegas niponica também não tem "muita saúde"!!!!!!

mor disse...

Me hate,
Las vegas do oriente, las vegas chinesa, agora Nipónica é que não!!!
: )))

Anónimo disse...

Isso!
Sorry!