sexta-feira, 30 de março de 2007

Estão a gozar?!

Bom dia!

Ainda estou abananada com a novidade... Boquiaberta de espanto! A minha primeira reacção foi "só podem estar a gozar?!" Ando sempre atrasada nas notícias pois entre o trabalho "à séria", futilidades, compromissos sociais e coisas sérias que para este Blog não interessam "niente", tenho pouco tempo livre.

Pois, é que constatei que a RTP organizou um programa onde foi eleito pelo público (sim, o povo das telenovelas e futebol) o melhor português de sempre. Imaginem que o grande vencedor foi o Salazar seguido do Cunhal!!! Poupem-me, algum critério... Desculpem mas o resto da história fica toda em foie gras?

É caso para dizer que se agora resolvermos fazer um programa para eleger a Melhor Bolha de Sempre, ganhe a Paula Bobone (etiqueta), Lili Caneças (festas) ou mesmo a Vitoria Beckam (rainha do sopeiral) em detrimento por exemplo da Grace Kelly, Helena de Tróia (para mim a melhor bolha de todos os tempos), imperatriz Cixi, Sophia Loren, Jacqueline Kennedy, Maria Antonieta. Sim, porque em termos Bolhais, salvo raras excepções onde naturalmente nos incluimos por sermos umas piquenas super-chiques-super-giras-e-originais, o que é nacional ainda não é nem de perto nem de longe Bolha q.b...

Para descomprimir desta novidade desagradavel e de uma semana super atribulada, as amigas Bolhas , aspirantes e pseudo, podem sempre soltar umas óptimas gargalhadas com a Reese Witherspoon em "Legally Blonde".

A querida Reese faz de aspirante pirosa a Bolha, cheia de dinheiro mas com péssimo ar... Imaginem que se passeava toda vestida de cor de rosa, dentro de um porsche, por harvard. GOD!!! Nesta paródia aos chavões sociais, Reese interpreta uma loira fútil, tipicamente californiana, que ingressa na Faculdade de Direito de Harvard para provar ao seu ex-namorado o seu valor intelectual. Não é profundo (conseguimos todas perceber a mensagem) mas tem momentos muito bem dispostos...

Uma sexta feira bem humorada para todos! Aqui a je vai fazer umas piquenas compritas em central enquanto o Bolhão está no estádio totalmente abstraído pelo Hong Kong Sevens!

quinta-feira, 29 de março de 2007

"Nem tudo o que se sabe sentir, se sabe dizer"



"Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;" Luís de Camões

O que é afinal o amor?

Já reparam que o comum dos mortais só escreve sobre o amor (cartas, diários, músicas, etc.) na fase que o precede (de enamoramento e alegria) e na fase pós termo (de desilusão e sofrimento)? Como dizia sabiamente Platão ao toque do amor, qualquer um é poeta.

Claro que na fase final só escreverá se for o lesado com a decisão final. Faço esta ressalva pois aquele que toma a decisão final de separação, em princípio, não escreve sobre amor que sente pelo outro pois esse sentimento já se terá desvanecido (está-se a marimbar). Pensem na quantidade de música ligeira sobre enamoramento e separação...

Para mim, o amor é composto por um turbilhão de sentimentos que podem ser variáveis e dependentes de cada pessoa e de cada relação entre duas pessoas.
Se me abstrair dos restantes tipos de amor, i.e., o maternal, filial, fraternal e de amizade (pois esta também é uma forma de amor) e focar unicamente o amor entre o casal (em sentido amplo), posso concluir que é composto por ternura, paixão, confiança, partilha, amizade, admiração, respeito, intimidade, companheirismo e um enorme grau de comunicação...
Se todos estes ingredientes existirem nas doses certas pode dizer-se à cara-metade "se eu sei o que é o amor, é por sua causa" (Hermann Hesse), sem contudo encontrar uma definição universal...

Quem tem mesmo razão é Matias Aires, in "Reflexões Sobre a Vaidade dos Homens e Carta Sobre a Fortuna".
O amor não se pode definir; e talvez que esta seja a sua melhor definição. Sendo em nós limitado o modo de explicar, é infinito o modo de sentir; por isso nem tudo o que se sabe sentir, se sabe dizer: o gosto, e a dor, não se podem reduzir a palavras. O amor não só tem ocupado, e há-de ocupar o coração dos homens, mas também os seus discursos; porém por mais que a imaginação se esforce, tudo o que produzir a respeito do amor, são átomos. Os que amam não têm livre o espírito para dizerem o que sentem; e sempre acham que o que sentem é mais do que o que dizem; o mesmo amor entorpece a ideia e lhes serve de embaraço: os que não amam, mal podem discorrer sobre uma impressão, que ignoram; os que amaram são como a cinza fria, donde só se reconhece o efeito da chama, e não a sua natureza; ou também como o cometa, que depois de girar a esfera, sem deixar vestígio algum, desaparece.“

Aceitam-se opiniões... Até logo!

quarta-feira, 28 de março de 2007

Dr. McDreamy

O actor Patrick Dempsey, o cirurgião Derek Shepherd, conhecido por Dr. McDreamy, em "Grey's Anatomy", foi considerado o actores mais "sexy"da televisão norte-americana (com toda a razão, dizem).

O resultado foi anunciado na lista “The Top 40 TV’s Hottest in TV Guide”, elaborado recentemente pelo "TV Guide", guia de programação da televisão nos Estados Unidos. Não admira que em Macau a série tenha tantas seguidoras...
Eu própria me confesso uma fã incondicional, só estou à espera de avançar para a 3.a série. Gosto da história, do romance, dos actores e convenhamos que o Dr. McDreamy, com a sua voz especial, os seus modos desajeitados e confusos, é mesmo um Pão!
Até logo!

terça-feira, 27 de março de 2007

Mor recomenda...

- Se por acaso está a pensar ir passear para uma Metrópole durante a Páscoa (se vive em Macau aproveite pois tem 4 dias seguidos) não deixe de comprar o City Guide da Wallpaper/ Phaidon. Estão bem organizados e as recomendações são o mais possível de chique... Já adquiri o meu para o fim de semana prolongado em Xangai!
- Não perca o CD X&Y dos Cold Play, não paro de cantarolar!!!
- Se a sua máquina de café deu o berro (escangalhou-se/ pifou) aproveite para comprar um máquina de café expresso da bodum. Aliás, se está numa fase de mudança, tem imenso dinheiro que não sabe onde investir, compre mesmo tudo bodum...
Até já!

segunda-feira, 26 de março de 2007

Momento chocho

Detesto despedir-me das pessoas de quem gosto... Parte-se sempre uma parcela do meu coração, é como se tivesse entrado uma pedra de cascalho na alma... Minha querida amiga, adorei ver-te, continuas igual e até parece que nunca nos separamos, não nos vamos despedir, só dizer "até breve, vemo-nos em Setembro!"

Como adoro casamentos de amigos detesto não poder estar presente quando os meus grandes amigos dão o nó. Por muitas razões e com muita pena faltei no sábado que passou ao casamento de um dos melhores amigos que uma pessoa pode ter, mais um momento importante em que não estou presente. Senti-me ainda mais longe... Desculpa-me!
Vou ficar à espera que o bom humor volte com o sol!

sexta-feira, 23 de março de 2007

Novas 7 Maravilhas do Mundo


Enquanto não temos sequer uma ervilha de tempo livre para organizarmos o "Super Bubble of the Century Contest", podem ir votando nas novas 7 maravilhas do mundo que se vão juntar às 7 maravilhas da antiguidade clássica - a saber o Farol de Alexandria, o Templo de Artemísia, a Estátua de Zeus, o Colosso de Rhodes, os Jardins Suspensos da Babilónia, o Mausoléu de Halicarnasso e as Pirâmides de Gizé - das quais apenas esta última resiste.

Diga-se de passagem que já estive em algumas das que estão na nova lista pois sou, modéstia à parte, uma travel bubble... Aqui está a lista das candidatas a maravilha com algumas considerações Bolha, está claro!

- Acrópole – Atenas, Grécia;
- Alhambra – Espanha (uuuuuuuuuuuaaaaaaaaauuuuuuuuu);
- Angkor Wat – Camboja (visto e revisto, sou uma sortuda pois consegui estar num dos sítios mais bonitos do mundo);
- Basílica de Santa Sofia – Istambul, Turquia;
- Castelo de Neuschwanstein – Füssen, Alemanha (é tão bonito que houve alturas em que me esqueci de respirar, um Rei brilhantemente louco);
- Chichén Itzá – Yucatan, México;
- Coliseu – Roma, Itália (adorei);
- Cristo Redentor – Rio de Janeiro, Brasil;
- Estátua da Liberdade – Nova Iorque, EUA (vi da margem de Manhantan, ainda estive tentada a ver ao vivo mas era tanta a afluência popular que desisti);
- Estátuas da Ilha de Páscoa – Chile;
- Grande Muralha – China (morri de cansaço com a escalada, foi aí que percebi que sou uma autêntica Ci Xi... Transcendente);
- Kremlim – Moscovo, Rússia;
- Machu Picchu – Peru;
- Opera House – Sydney, Austrália (uma ópera com a situação ideal);
- Petra – Jordânia;
- Pirâmides de Gize – Egipto;
- Stonehenge – Amesbury, Reino Unido (acho que tinha 8 anos quando lá fui. O enigma continua por resolver) ;
- Taj Mahal – Agra, Índia (o monumento mais romântico do Mundo);
- Templo Kiyomizu – Quioto, Japão;
- Timbuktu – Mali;
- Torre Eiffel – Paris, França (um vista magnífica, Eiffel era mesmo genial).

A votação termina a 7 de Julho de 2007 e Lisboa foi a cidade escolhida para a Declaração das Novas7 Maravilhas. Não se esqueçam mesmo de ir votar aqui pois parte das receitas provenientes desta iniciativa reverterão para a reconstrução do Buda gigante de Bamiyan, no Afeganistão.
Um fim de semana recheado de amor e humor, eu cá vou dar largas ao meu espírito consumista-cultural em Hong Kong na melhor das companhias!

quarta-feira, 21 de março de 2007

Já é primavera!

Bem sei que não parece mas em Macau hoje já é Primavera!!! É que em Macau praticamente só há duas estações, a quente e a fria... Passa-se de um Inverno leve para um Verão abrasador com muitos aguaceiros, calor e até tufões...
No principio do Verão vemos, em Coloane, as árvores carregadas de flores (a nossa primavera) mas no fim da época balnear apesar de vermos as arvores despidas (Outono) esta fase é tão rápida que nem temos tempo de ver folhas no chão... Também é verdade que não há muitas árvores no centro de Macau, o que nos veda o prazer dos tons de amarelados e de ouvir o barulho crocante das folhas por baixo dos nossos pés.

Junto al mar en otoño,
tu risa debe alzar
su cascada de espuma,
y en primavera, amor,
quiero tu risa como
la flor que yo esperaba,
la flor azul, la rosa
de mi patria sonora.

(Pablo Nerruda - TU RISA)

M by Madonna

Nem de propósito a nova colecção da marca sueca H&M (com nova loja em Central, Hong Kong) desenhada por Madonna... A maior parte das colecção é em preto e branco!

Parece que a Madonna concebeu a linha de vestuário e acessórios femininos em conjunto com a designer-chefe da H&M Margareta van den Bosch. Nada a temer, portanto!!!

«A linha desenhada por Madonna reflecte o estilo único, intemporal e cheio de glamour da artista», revela a empresa sueca num comunicado.

Se por acaso for uma das convidadas felizardas para um casamento super BCBG em Boracay e já não estiver a tempo de mandar fazer uma toilette super única num estilista macaense perto de si, pode recorrer, excepcionalmente, ao pronto-a-vestir... A colecção é mesmo gira! Clique aqui
em cima para ver...

Até breve!

terça-feira, 20 de março de 2007

Intemporal


Bom dia!!!!
Se houvesse bolhas honorárias acho que a Audrey Hepburn estava automaticamente no topo da lista...

Não só pelo seu estilo, charme, elegância e beleza radiante que se reflectiu nos seu filmes como também pelo seu papel humanitário. Note-se que, em 1988 foi nomeada embaixadora da Unicef (nesse ano veio a Macau em representação dessa ONG) dedicando todo o seu tempo livre a causa humanitária, em socorro as crianças da África e América do Sul.

Para além de todas estas qualidades tinha uma enorme classe... Intemporal!
Até logo.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Dia do pai

Já perceberam que as segundas feiras não são o meu forte... Não queria deixar esta data em branco, até porque, modéstia à parte, o meu Pai é simplesmente o melhor Pai do mundo... Bom dia do Pai!
Deixo-vos com uma reflexão de Bertrand Russel... Até amanhã!

"Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um facto inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar."

sexta-feira, 16 de março de 2007

Star Hen Night

Preparadas???
Querida Star espero que goste da despedida de solteira!!! Tal como prometido vai ser um must muito especial...
Eu cá vou agora arranjar-me para uma comemoração de arromba! Já só tenho 9 horas para conseguir estar pronta!
Até segunda feira!!!

quinta-feira, 15 de março de 2007

Apartes

- Desculpem lá mas se o Lobo Antunes ganhou o prémio Camões 2007, euzinha tenho, no mínimo dos mínimos, direito ao Nobel da Literatura de 2007... Nem mais!

- no outro dia um piqueno ligado à comunicação perguntou-me em que categoria devia encaixar o Blog... Depois de muito matutar pois a pergunta não se pense de todo linear cheguei à conclusão que o Blog se insere na categoria Sociológica Multifacetada... No fim de contas tenta de tal maneira caracterizar as manias, os hábitos e os devaneios de uma determinada “classe social”, as Bolhas, que muitas vezes não me consigo literalmente descolar da personagem BCBG Mor, será isto um ataque de esquizofrenia teatral cibernética* ou serei eu natural e implicitamente cagona**? Credo... Eis a questão!

*Se calhar é isto que os bons actores sentem quando acabam de fazer um filme.
** Snob.

Social Happenings

Peço desculpa por só voltar agora a escrever mas como até ao momento tenho pano para mangas de assunto fiquei totalmente abananada com o excesso de informação resmas de coisas por onde me entreter que, nem sei por onde começar...

Como Bolha que é Bolha não escreve tudo o que lhe vem à cabeça (o perigo, credo), tem mesmo que deixar sedimentar.... Depois também há o perigo de a Bolha se tornar enfadonha ou moralista e aí meus queridos amigos uso a táctica do pensamento ping pong, i.e., pensar numa coisa totalmente fútil... Do tipo avestruz “este pensamento aborrecido não me está a ocorrer, o verniz da Clarinha era um roxo rameira tenebroso”... É assim que a je combate o sono matinal, sim porque estou convencida que o sono me chega quando penso em coisas massacrantes... Daí que possam por vezes concluir erradamente que tenho o meu lado fútil! De todo só não quero é pensar em coisas complicadas, é uma defesa...

Em resumo, aqui fica uma
súmula BCBG dos últimos acontecimentos sociais da nossa RAEM:
A festa dos Champs foi o máximo, os queridos só convidaram os amigos mais chegados que eram cerca de 1200...
Todos do melhor que há, só a mais fina flor! Só se viam pissoas do mundo da Tv, cinema, casinos, magnatas... Tudo a chegar em grande de estilo e 100% pure red de helicópteros, jactos, iates a atracar no ancoradouro privado dos Champs... Claro que como o tema era encarnado, o querido Bolhão da je teve que ir à pressa adquirir um Jaguar-E dessa cor para estar tudo a condizer. Foi um fartote!!! Ai como é bom ter festas destas super BCBGs mas aos mesmo tempo simples! Sim porque para mim o dinheiro é como um bom Chardonnay, não me sobe de todo à cabeça...

De resto, continuamos em preparativos super secretos para a despedida de solteira da nossas Star. Ainda pensamos ir todas para os Egipto mas as Bolhas Mães que são menos aventureiras recusaram-se! Ouviram dizer que é sujíssimo, o “La Residence des Cascades” está a abarrotar e só aceita reservas daqui a 5 anos, os seguranças privados são um pavor de feios e raquíticos e iam morrer de saudades dos bolhinhas, da casa, das massagens, da criadagem e do Bolhão se lá ficassem um mês como estávamos inicialmente a ponderar... Só vos digo que o patusco do nosso organizador de eventos Monsieur Le Saint nos está a preparar uma VIPP, i.e., very important private party (exotismo, criatividade e cor), à altura da nossa Star!

Acho que é tudo de social para esta semana! Até breve e cuidado com o tempo pois está um pega-constipações-totalmente-trapaceiro!

sexta-feira, 9 de março de 2007



Finalmente é sexta feira...

Bom fim de semana, yessss!!!

quinta-feira, 8 de março de 2007

Mulheres


Mulheres
Elas sorriem quando querem gritar.

Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.

Elas brigam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se para injustiça.
Elas não levam “não“ como resposta quando
acreditam que existe melhor solução.

Elas andam sem novos sapatos
para suas crianças poder tê-los.
Elas vão ao médico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.

Elas choram quando suas crianças adoecem
e se alegram quando suas crianças ganham prêmios.
Elas ficam contentes quando ouvem sobre
um aniversario ou um novo casamento

Pablo Neruda

A caminho do trabalho e ao som da rádio Macau apercebi-me que hoje é dia Internacional da Mulher! Um óptimo dia da Mulher para todas nós! Infelizmente para umas o dia vai correr pior do que para outras... Embora não seja de todo femininista lamento que o mundo continue um lugar ainda tão desigual. Se educarmos os nossos filhos no ideal da igualdade podemos ainda ter esperança de na geração das nossas filhas tudo estar equilibrado...

Pensei escrever sobre mulheres do nosso tempo que se destacaram, tais como Ayaan Hirsi Ali, Aung San Suu Kyi e Wangari Maathai mas depois percebi que para mim, as mulheres que mais admiro são a minha Mãe e a minha Avó.
Claro que essa admiração e respeito não surgem pelo grande papel que têm para com a humanidade em geral mas sim pela sua atitude para com o próximo, o empenho na família (sacrificando o seu bem estar e tempo), a constante transmissão de ideais (respeito, amor, justiça, amizade e caridade), o amor que me deram, pela relação muito especial que têm comigo e por serem umas super mulheres lutadoras!

Por isso aqui ficam os meus votos de um excelente dia da Mulher para a minha querida Mãe, para a minha Avó (que já não está entre nós mas continua perto de mim) e para as minhas amigas pois vislumbrei-vos nos versos de Neruda!
Até logo!

quarta-feira, 7 de março de 2007

Le problem

c'est vraiment ça...

Toda a verdade sobre o botox

Bem sabem as minhas queridas amigas que sou uma brincalhona do melhor... Adoro fazer chalaças e trocadilhos!

Desta vez como publiquei uma piada em BD sobre botox fui logo achincalhada por uma multidão de leitores. Ai santa, também não era preciso tanto... Credo!

Queridinhas, reconheço que o Botox tem vantagens... Não era minha intenção ser falsa como Judas. Para além de ficarmos estupendaças sem uma única ruga também ficamos donas de uma falta de expressão monumental que tem N vantagens pois ninguém vislumbra o nosso pensamento mais íntimo. Têm toda a razão os queridos leitores!

Na última vez que estive no Banco do Bolhão (que vem de uma família híper conceituada de banqueiros e não bancários) toda a gente estava admirada com a minha classe e discernimento... Imaginem que não tugi nem mugi ao ser apresentada à nova assistente do Bolhão, uma feiosa meia leca (palavras do próprio) com 1,90 m, loira platinada, escultural, sem pingo de celulite e ainda para mais sorridente. A estuporada!

Tenho que reconhecer que graças ao querido Botox não tive sombra de reacção enquanto pensava "coiro coiro, coiro, vou fazê-lo em
steak tartare, mal chegue a casa atiro pela janela o deprimente Cargaleiro, vai ter de vender os bancos para me pagar a mim e aos piquenos a pensão de alimentos, bem feito, etc, etc..." - Neste caso em concreto o botox só me conferiu classe e distinção!

Contudo, são necessárias certas cautelas... Queridos leitores, o botox só tem vantagens quando não usado em demasia pois uma over-tox pode tornar os neurónios ainda mais preguiçosos... A querida Kiki por exemplo agora só consegue pensar quando abana muita cabeça para os chocalhar... É o que se chama uma verdadeira cabeça de vento, a pobre!

Aqui fica o meu conselho semanal, bolha que é bolha não é de todo viciada em botox... Muito raramente faz uso a tal recurso mágico, em festas, almoços, cocktails, jantares, almoços, casamentos, baptizados, festas de crianças mesmo para as que são à tarde (mais vale ser a Mãe cretina do que a desenchabida), estreias, assembleias-gerais, reuniões, operações de bolsa, colóquios, financiamentos e eventos dos mais variados... Que culpa temos nós de termos a agenda carregadinha de eventos? Ora essa, ocupadas mas impecáveis!

Até amanhã!

segunda-feira, 5 de março de 2007

À deriva...

Quem me conhece sabe que abomino Futebol. Não consigo perceber nada das regras canibalescas, os futebolistas tem sempre um ar de quem precisa de ficar de molho umas 10H para desencardir e por mais que me esforce não consigo perceber as mulheres que acham o Figo e o Nuno Gomes (o que abocanhava a aliança aos beijos) uns Adónis. Não sei de todo como era o patusco do Adónis mas se era um ideal de beleza não me parece que o Figo e o da Bandolete com aquelas maneiras abrutalhadas e aquele mau ar * desportivo possam encaixar nesse meu ideal... Gostos não se discutem e, modéstia à parte, o meu é um tanto ou quanto refinado!

O Bolhão, como todos os Bolhões que se prezem vibra com desporto, sobretudo com o marasmo do futebol... O que significa que aqui a je (sempre munida de tapa auriculares) para além de ficar na ala esquerda da mansão quando há jogos de futebol (dado o apoio sonoro entusiasta do mesmo aos jogadores, “queridinho, eles não o ouvem”) tem de gramar com a parte desportiva dos noticiários...

Ontem ouvi o a seguinte frase proferida pelo candidato à presidência do Vitória de Guimarães ** o Xô Emílio Macedo Silva (como diz o povo que articula mal)
Deixou o clube no deserto à deriva"... À deriva no deserto??? Percebi finalmente a vantagem de os clubes de futebol serem embarcações, é para poderem meter água à vontade... O problema é que no deserto geralmente não há água...

De todos, o meu preferido é o treinador gasolineiro. Um tal de um José Mota que fala “axim” e anda sempre de boné colorido à operário de bomba iluminado... “Ora biba Dona Bolha, como tem paxado a xenhora e o patrão, quer c’ ateste?” Bem sei que o boné tem patrocínios mas para a próxima não será melhor um discreto cachecol ou uma t-shirt? É que em termos de imagem fica tenebroso... O que vale é que dá um toque burlesco à parte desportiva do noticiário!

Para desenvolvimentos desportivos no prisma feminino cfr. Clube das Leoas.

Até logo!

* Comprometo-me a desenvolver posteriormente um escrito sobre a temática Bom-Mau-Ar.

** Recorri à sapiência do Bolhão, está claro...

quinta-feira, 1 de março de 2007

Direito ao Petit Nom

Nada como começar o dia a bebericar um green tea enquanto se folheia uma revista caras... Claro que depois também ajuda à boa disposição receber uma massagem eléctrico-capilar que elimina as pontas de cabelo espigado e me acorda os neurónios. O Yasatomoro (massagista capilar das mais afortunada, moi même) é um must...

Modéstia à parte mas estou em óptimo caminho para ser uma Napoleona, digo isto porque o Bonaparte tinha fama de conseguir fazer 7 coisas ao mesmo tempo (ler, escrever, falar, ouvir, pensar, não me lembro de mais nenhuma) e aqui a je já consegue fazer 4: beber chá, receber uma massagem capilar, folhear uma caras e bocejar... Fantástica!

Mas dizia eu que estava a ver umas fotografias de um casamento do jet set português, diga-se de passagem já não o mesmo desde que existe a possibilidade de ter uma perua homicida no meio do ramalhete, quando deparo com uma fotografia de uma matrona encorpada, com cerca de 1,90m, tamanho 48, com a seguinte legenda "Pequenina R." Desculpe mas disse Pequenina???!!!

Foi assim e através de uma verdadeira inspiração matinal que resolvi escrever sobre este tema...

Ora, se é bem verdade que o nome que escolhemos para os nossos rebentos é para toda a vida (tirando nomes tenebrosos com os quais as pessoas não se identificam e que vão a correr crismar-se ou pedir da conservatória a mudança de nome... Infelizmente habilitam-se a ouvir um "Dalila Lisetteeeeee" pronunciado por uma qualquer coleguinha indiscreta da primária) não é menos verdade que todas nós, sem excepção, temos um verdadeiro DIREITO a escolher a todo o tempo o nosso petit nom, tem é que ser com algum critério ou corremos o risco do redículo...

Por exemplo uma matulona não pode ter (sob pena de pensarmos que ensandeceu) como diminutivo "Pequenina" ou "Pequenita" tal como não pode ser apelidada de mignon...

Eu imagino que a cara Pequenina tenha um nome de fugir, daqueles pavorosos do tipo "Marlene Ágata R.", mas convenhamos que com o seu arcaboiço devia optar por ser Xaxão ou Tatão. A menina vai dizer "mas querida mor, o meu nome não termina em ão", digo-lhe querida amiga isso não interessa nada pois apesar de os associarmos a Assunção, Conceição, Anunciação (nomes católicos conotados com as melhores famílias) a realidade é que na maior parte das vezes as tais Xãxões genuínas tem nomes normalíssimos como Teresa, Maria, Mónica mas toda a gente as chama assim, são portanto petit noms inócuos que estão à mão de qualquer uma de nós.

Se for de estatura mediana pode sempre optar por petit noms do género Xú, Lú, Mi, Dú, Pi e Mana, esse último é uma pérola pois se a querida tiver um irmão é certamente mana de alguém... Vê como é fácil! Fica do melhor...

Claro que se for do estilo mignon (que é como quem diz roda baixa e nunca mas nunca estatura média alta para a zona de Cantão) e se chamar Melissa da Luz, porque o seu pai no acto do registo estava a tresler e enganou-se, pode sempre adoptar um distinto Luzinha em desprimor de "Lisa", "Melu", "Malu" ou mesmo "Lulu" que é nome de caniche. Capacite-se que toda a gente gosta de ter uma prima ou uma amiga Luzinha... Não pode ser mais bem disfarçado a chique!

Para pessoas igualmente mignons como nomes tenebrosos acabados com a letra "A" aconselho uma "Inha ", "Zinha"ou mesmo "Xinha".

Exemplo:
Carla Leopoldina Þ Leopoldazinha = Inha ou Zinha
Bel Dora Afonsina Þ Afonsinha = Inha
Aléxia Þ nunca mas nunca Xaninha, Alex ou Xana = naturalmente Xinha

As mignons podem ainda optar por um petit noms como Migalha, Piu, Rosinha, Papoila e finalmente Pequenina.

Querida, é óbvio que sei que a menina se chama Cátia Esmeralda mas a sua Mãe coitada sempre gostou de nomes originais como Migalha. Também é verdade que antes do 25/4 a sociedade era retrógrada e uma pasmaceira e como tal os tolinhos não a deixaram registar o nome de eleição. Por isso toca de adoptar o petit nom que a acompanhou TODA A INFÂNCIA...

Acho que é tudo por hoje! Até logo...