quinta-feira, 8 de março de 2007

Mulheres


Mulheres
Elas sorriem quando querem gritar.

Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.

Elas brigam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se para injustiça.
Elas não levam “não“ como resposta quando
acreditam que existe melhor solução.

Elas andam sem novos sapatos
para suas crianças poder tê-los.
Elas vão ao médico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.

Elas choram quando suas crianças adoecem
e se alegram quando suas crianças ganham prêmios.
Elas ficam contentes quando ouvem sobre
um aniversario ou um novo casamento

Pablo Neruda

A caminho do trabalho e ao som da rádio Macau apercebi-me que hoje é dia Internacional da Mulher! Um óptimo dia da Mulher para todas nós! Infelizmente para umas o dia vai correr pior do que para outras... Embora não seja de todo femininista lamento que o mundo continue um lugar ainda tão desigual. Se educarmos os nossos filhos no ideal da igualdade podemos ainda ter esperança de na geração das nossas filhas tudo estar equilibrado...

Pensei escrever sobre mulheres do nosso tempo que se destacaram, tais como Ayaan Hirsi Ali, Aung San Suu Kyi e Wangari Maathai mas depois percebi que para mim, as mulheres que mais admiro são a minha Mãe e a minha Avó.
Claro que essa admiração e respeito não surgem pelo grande papel que têm para com a humanidade em geral mas sim pela sua atitude para com o próximo, o empenho na família (sacrificando o seu bem estar e tempo), a constante transmissão de ideais (respeito, amor, justiça, amizade e caridade), o amor que me deram, pela relação muito especial que têm comigo e por serem umas super mulheres lutadoras!

Por isso aqui ficam os meus votos de um excelente dia da Mulher para a minha querida Mãe, para a minha Avó (que já não está entre nós mas continua perto de mim) e para as minhas amigas pois vislumbrei-vos nos versos de Neruda!
Até logo!

8 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada mor!

Anónimo disse...

Minha querida amiga Mor, um óptimo dia da Mulher também para si! ;-)

Anónimo disse...

"Gosto das mulheres que envelhecem,
com a pressa das suas rugas, os cabelos caidos pelos ombros negros do vestido, o olhar que se perde na tristeza dos reposteiros. Essas mulheres sentam-se nos cantos das salas, olham para fora, para o átrio que não vejo, de onde estou,
embora adivinhe aí a presença de
outras mulheres, sentadas em bancos
de madeira, folheando revistas
baratas. As mulheres que envelhecem sentem que as olho, que admiro os seus gestos lentos, que amo o trabalho subterraneo do tempo nos seus seios. Por isso esperam que o dia corra nesta sala sem luz, evitam sair para a rua, e dizem baixo,por vezes, essa alegia que só os seus lábios podem cantar."
Nuno Júdice

Anónimo disse...

Querida Mor,
Bem mais importante que o dia internacional da mulher são os 50 anos da RTP a que nem sequer faz referência!!! Como é possivel???
Se calhar já é de outra geracão...Mas aqui a sua amiga lembra-se muito bem dos tempos em que qunado chegávamos da escola ainda tínhamos que esperar cerca de meia hora a quarenta e cinco minutos. A emissão começava e já todas as criaturas com menos de 10 anos residentes em território nacional se tinham acomodado no sofá, ansiosas por aproveitar cada segundo dos únicos momentos de emissão diária que lhes eram dedicados, geralmente Duffy Duck, Mr. Magoo e Speedy Gonzalez!!
O resto da noite incluía notícias de chafarizes a serem inaugurados pelo presidente do conselho ao som de, se a memória não me trai, Elgar. As conversas em família. Mais uma longa-metragem inócua , o festival da canção da eurovisão que parava o país...
A emissão terminava por volta da meia-noite com o hino nacional e a versão cinzento-escuro cinzento-claro da bandeira nacional ao vento. Não sem antes ter aparecido uma menina penteada a ferros a desejar boa noite e até amanhã se Deus quiser.
Só havia um canal e durante o resto do dia a televisão permanecia muda, a servir de suporte a uma jarra de flores de plástico num paninho de renda.
Na escola, conversava-se no recreio sobre um tio emigrante de um aluno que jurava a pés juntos, perante a incredulidade geral, que no estrangeiro a televisão era a cores e tinha vários programas ao mesmo tempo para se poder escolher...
Parabéns RTP

mor disse...

Querida Ex Bolha,
De facto já não apanhei o presidente do conselho. Na realidade sou uma piquena ainda jovem na linguagem actual...
Eu é mais geração Pepsi, MTV, Cable Tv, Sic radical e moderna TDM!!! Forever young...

Anónimo disse...

A múmia da mor armada em nova!!!

mor disse...

Deve julgar que é teenager!

Anónimo disse...

Grande mãe bolha e Avó bolha!!!

bjs à bolhas mais querida!

brother mor