quinta-feira, 29 de março de 2007

"Nem tudo o que se sabe sentir, se sabe dizer"



"Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;" Luís de Camões

O que é afinal o amor?

Já reparam que o comum dos mortais só escreve sobre o amor (cartas, diários, músicas, etc.) na fase que o precede (de enamoramento e alegria) e na fase pós termo (de desilusão e sofrimento)? Como dizia sabiamente Platão ao toque do amor, qualquer um é poeta.

Claro que na fase final só escreverá se for o lesado com a decisão final. Faço esta ressalva pois aquele que toma a decisão final de separação, em princípio, não escreve sobre amor que sente pelo outro pois esse sentimento já se terá desvanecido (está-se a marimbar). Pensem na quantidade de música ligeira sobre enamoramento e separação...

Para mim, o amor é composto por um turbilhão de sentimentos que podem ser variáveis e dependentes de cada pessoa e de cada relação entre duas pessoas.
Se me abstrair dos restantes tipos de amor, i.e., o maternal, filial, fraternal e de amizade (pois esta também é uma forma de amor) e focar unicamente o amor entre o casal (em sentido amplo), posso concluir que é composto por ternura, paixão, confiança, partilha, amizade, admiração, respeito, intimidade, companheirismo e um enorme grau de comunicação...
Se todos estes ingredientes existirem nas doses certas pode dizer-se à cara-metade "se eu sei o que é o amor, é por sua causa" (Hermann Hesse), sem contudo encontrar uma definição universal...

Quem tem mesmo razão é Matias Aires, in "Reflexões Sobre a Vaidade dos Homens e Carta Sobre a Fortuna".
O amor não se pode definir; e talvez que esta seja a sua melhor definição. Sendo em nós limitado o modo de explicar, é infinito o modo de sentir; por isso nem tudo o que se sabe sentir, se sabe dizer: o gosto, e a dor, não se podem reduzir a palavras. O amor não só tem ocupado, e há-de ocupar o coração dos homens, mas também os seus discursos; porém por mais que a imaginação se esforce, tudo o que produzir a respeito do amor, são átomos. Os que amam não têm livre o espírito para dizerem o que sentem; e sempre acham que o que sentem é mais do que o que dizem; o mesmo amor entorpece a ideia e lhes serve de embaraço: os que não amam, mal podem discorrer sobre uma impressão, que ignoram; os que amaram são como a cinza fria, donde só se reconhece o efeito da chama, e não a sua natureza; ou também como o cometa, que depois de girar a esfera, sem deixar vestígio algum, desaparece.“

Aceitam-se opiniões... Até logo!

10 comentários:

Anónimo disse...

"O amor é um sentimento tão delicioso porque o interesse de quem ama confunde-se com o do amado"
Stendhal

Anónimo disse...

Mais prudente do que o amor, a amizade dispensa os juramentos.

Anónimo disse...

Querida,
não concordo de todo, penso que está a tresler... O que importa no amor é o interesse pois se a pessoa não tiver qualquer interesse na outra como pode o amor sobreviver? Quando digo interesse falo em herdades, contas bancárias, carros, lucros, diamantes, familia e condição social... Isso é o que destingue o amor Bolha de o amor reles! Estamos entendidas? Há que ser coerente e precisa...

Bolha escaladora social

Anónimo disse...

O que seria do amor se não fosse o sentimento partilhado apenas inter classes?

Anónimo disse...

Dear, dear,
Eu por acaso até já senti amor por um cavador lá da herdade... Só não resultou porque somos de meios diferentes ele não percebia patavina do que eu dizia, o que não invalida que esteja casada e muito feliz com António Maria e que sinta um enorme amor pelo cavador...
Bolha anónima mesmo

Anónimo disse...

BM,
Sem a querer contrariar, á lá ver o que é o que Chris Rock pensa do casamento...
http://www.youtube.com/watch?v=R6OaRcsfnY4
Eu cá concordo com tudo!!! O casamento é só dela! O amor é só dela. Elas é que dominam tudo...
Até breve
M revoltado

VICI disse...

BM, belissimo post!

Mas, se me perdoa, não resisto a uma pequena brincadeira...

"Quando questionado se se tinha casado por amor ou interesse, o sujeito respondeu:

- Deve ter sido por amor, já que não tenho nenhum interesse nela!" ;)

Bem haja!

Anónimo disse...

Lindo Mor!!!
Vejo que está apaixonada!
Ainda bem, porque confesso que acho as relações amorosas o sudoku dos dias de hoje. Resolvem-se quando tem um momento livre e precisam de o preencher. Manda-se um sms, um email e terminam qualquer coisa que já era mais desconforto que outra coisa.
Para alguns os começos e as rupuras tornam-se viciantes e a seguir a uma relação resolvida é preciso outra e outra.
Pessoas de todo lado, de todas as idades que deambulam à procura, à espera do seu par ideal. Todos à procura do mesmo. Todos desencontrados. E se se desespera aos 30, mais ainda se desespera aos 40.
Pessoas inteligentes, bem parecidas, que saiem todas as noites à espera de qualquer coisa. Que abane a sua vida. Que a agite. Alguém especial. Que mude o estado instalado de coisas. E quando aparece um par compatível, as coisas precipitam-se, a intimidade é rapidamente recriada, à velocidade da luz numa vida onde nada tem tempo para respirar. Passa-se do estado líquido ao sólido em menos de nada, e quando se dá por isso, já esse envolvimento se condensa, esfumando-se rapidamente no ar.
Como se de uma pandemia se tratasse onde todos já sofreram males de amor e estão à procura de um grande amor. Mas quantos de nós estarão mesmo preparados para abraçar essa responsabilidade de Amar? Q
uantos estão verdadeiramente resolvidos no seu interior e já largaram todas as mágoas que o seu íntimo transporta para poderem assim sonhar com uma relação estável com Presente e Futuro?
Depois de muitos tombos, choques e desilusões há quem se pergunte "Porquê "Porquê ? E sem que falte muito dao por si a pensar que tem um problema qualquer porque no meio de tantas virtudes e apesar de serem "especiais" como tantas pessoas dizem, não há ninguém no mundo que os queira, ao mesmo tempo que seja querido por eles.
Penso que a maior dificuldade dos dias de hoje é amar e ser amado em simultâneo...

mor disse...

Caro Vici,
Também adoro essa anedota!!!
Bom fim de semana.

mor disse...

Minha querida ex-bolha,
É uma pena já não fazer parte deste blog pois escreve mesmo bem, independentemente do assunto... É o verdadeiro camaleão da escrita a querida. De uma penada consegue adaptar-se a assntos sérios, sentimentos, estilo ligth e bolha, consegue de uma penada. Para quem fez uma tese em inglês é de esperar tudo!
Comente sempre...
Até breve!