quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Bolo Lunar


Sabia que a receita original do bolo lunar (bolos que se comem no feriado da lua) foi criada há mais de dois mil anos?

O Bolo Lunar nasceu de um pastel chinês tradicional chamado “Tai Si”. Antigamente, era usado como uma oferenda ao deus da Lua durante as festividades que se realizavam a meio do Outono. Na dinastia Tang, também era uma sobremesa comida pela corte do palácio e tinha o nome de “Bolo Wu”, porque as nozes eram o seu ingrediente principal.

Reza a lenda que a designação não agradava ao Imperador Xuanzong que pediu sugestões aos seus companheiros do palácio. Enquanto estava a observar a lua, brilhante e redonda, as palavras “Bolo Lunar” escaparam-se entre os lábios da princesa Ya Guifei. A partir daí, este termo popularizou-se e ainda hoje continua a ser usado.

O bolo que nesta altura do calendário se multiplica pelas lojas de Macau, teve um papel na história de uma revolução durante a dinastia Yang (1200 a.C. – 1368 a.C.). Os mongóis, que se tinham estabelecido desde a dinastia Yuan tornaram-se demasiado opressivos. O povo chinês aproveitou-se do facto da comunidade invasora não possuir a tradição de comer bolos lunares e congeminou uma revolta. Os líderes do plano distribuíram estes pastéis enquanto se celebrava a longevidade do imperador. Contudo, no seu interior, os bolos tinham mensagens secretas a convocar a população para um golpe político no décimo quinto dia da oitava lua, data em que se assinala o festival do Bolo Lunar. A rebelião realizou-se com sucesso e os bolos lunares passaram a ser uma tradição nacional da China.

Podem ler mais aqui. Até logo!

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu não consigo comer estes bolos, são demasiado enjoativos.

mor disse...

Os bolos comem-se semore com chá para desenjoar... Eu sempre adorei bolos da lua!