quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Ipiranga do chauffage


Quem diz que em Macau não há Inverno tem memória curta ou nunca viveu por cá… Em Macau o Inverno é como um frasco de Chanel n.° 5, piqueno e com um aroma super intenso e concentrado!

Se nos queixamos que o verão dura uma eternidade, na verdade durante o mês e meio de invernia estamos cheios de calafrios, a sentir um frio reumático que se instala nos ossos e a bater literalmente o dente, o que como sabem faz cardumes de rugas e estraga a bela dentadura…

Dou-me francamente mal com o Inverno. Quando vivia em Portugal achava absurdo classificarem o clima português como temperado… Ora, ora, um país que tem na prática 6 meses de Inverno não é nada de nada temperado. Se a memória não me falha Abril e Maio eram tudo menos primavera… Lembro-me perfeitamente das tentativas de moda primaveril acabarem num valente resfriado!

O problema de Macau é que o verão de 9 meses impede qualquer preparação para um curto mas rigoroso Inverno… As casas estão preparadas para um verão sufocante, equipadas com potentes aparelhos de ar condicionado, ventoinhas e até agradecemos quando constatamos que as fachadas não apanham nem um raio de sol…

Mas no Inverno amargamos, humidade a 90%, vento, um frio de rachar em todos os sítios supostamente resguardados muitas vezes com risco real de apanharmos uma valente pneumonia (que é o caso do Jet Foil), tiritamos com arrepios por casa, no escritório, nos restaurantes, lojas, todo o lado…

Ontem, tolhida e agoniada de tanto frio, dei o grito do Ipiranga (lá em casa havia, até ontem, uma certa ditadura do ar condicionado) e aparentemente ganhei a batalha dos caloríferos! Avancei ao fim da tarde para as compras e não só comprei o 3.° óleo lá para casa como um coberto eléctrico (à venda em todos os armazéns com fardas e mintois).

Finalmente, posso dar-me ao luxo de andar por casa com uma mera camisola de lã em vez de andar deselegantemente enchouriçada cheia de roupa e a espirrar por todos os cantos… Um regalo!

Despeço-me com a cantarolar a música que hoje me acordou…

Moro...
Num país tropical,
Abençoado por Deus
E bonito por natureza (Mas que beleza!)


Até breve!
P.s. não é fácil escrever como uma pessoa vulgar mas, como diz o povo, "aguentem os cavalos queu tou a tentar", tem é que ser aos poucos...

2 comentários:

VICI disse...

Este frio está de fugir!

Entretanto, daqui a nada, vou para casa ver um tal de "Playtime"... ;)

Obrigado!

mor disse...

Que tal o Playtime? Aposto que gostou...