terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Macau na Wallpaper*

Bem sabem que vibro com Macau, por isso estou esfuziante!!! Parece que consta da última edição da revista de design Wallpaper*, uma viagem a Macau e Hong. Vão lá ver!

Grande noite dos óscares

No que se refere às Toilettes eram na generalidade horrendas!

Dois conselhos alternativos para a Faye Dunaway, das duas uma ou faz uma "recauchutagem" total (desde os dedos dos pés às ponta amareladas dos cabelos cor de milho) ou uma operação às cataratas que lhe toldam de todo a visão... É um atentado visual!!! O mesmo conselho para a "rainha" Helen Mirren que tinha um decote redículo... Querida se já não tem idade também não tem firmeza...

Não faço de todo ideia de quem é a pobre coitada Keisha Whitaker mas se o vestido-dourado-tem-uma-selva-no-rabo-mas-não-deu-por-nada era para a chamar a atenção, dou-lhe os parabéns pois conseguiu... Credo, é preciso não se ter de todo a noção!

Bem sei que a Jennifer Hudson não estava à espera de ganhar nem uma medalha mas para o ano tem que levar um trapinho inspirado... A capa prateada de supér homem não a favorece em nada os ombros de lutadora de sumo. Agora que é famosa inspire-se!

Quanto à Kirsten Dunst, deve ter-se fartado de servir de musa aos grandes criadores e ensandeceu... Só pode!

Não é por nada mas não acharam o Al Gore anafadinho? Parece-me que está a caminhar a largos passos para a obesidade mórbida...

Alguém me explica quem era a melhor amiga da Jodie Foster? Fiquei mesmo contente por terem dado o prémio de melhor argumento aos Little Miss Sunshine, merecia!

Até logo!

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Instalação individual a não perder...


Fim da semana em Beleza

Depois de uma semana desgastante (uuuiiiiiii) com dois dias de trabalho (afinal por aqui foi ano novo) acabei por concluir que as semanas para além de deverem ser sempre assim (dois dias de trabalho para cinco de desanso, só se invertia) deviam ser encerradas unicamente por momentos como estes:

Iam Chá
em família no restaurante chinês do Star World. O atendimento não é perfeito mas o dim sum é sensacional e é sempre bom rever a família.

Poder ver filmes na melhor companhia, com a originalidade do "Little Miss Sunshine". Vibrei com o Avô.

Jantar com amigos no Sky 21 (AIA Tower, 21.º andar) e beber um copo no bar. Gostei da decoração, ambiente e música. Muitos parabéns!

Almoço tardio e preguiçoso no restaurante italiano (Luca ou Gôndola) na Praia de Cheoc Van com céu azul, sol de primavera, brisa, conversas despreocupadas, manga curta, risos e cheiro a verão!

Ler um livro ao som de Nina Simone,
olhar pela janela e acertar na hora de eleição (crepúsculo).

Podia ser sempre assim...

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

O essencial é invisível aos olhos

(fotografia de Foto de Maria Sottomayor)

"E foi então que apareceu a raposa:
- Boa dia, disse a raposa.
- Bom dia, respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.
- Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu? perguntou o principezinho. Tu és bem bonita...
- Sou uma raposa, disse a raposa.
- Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.
- Ah! desculpa, disse o principezinho.
Após uma reflexão, acrescentou:
- Que quer dizer "cativar"?
- Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?
- Procuro os homens, disse o principezinho. Que quer dizer "cativar"?
- Os homens, disse a raposa, têm fuzis e caçam. É bem incômodo! Criam galinhas também. É a única coisa interessante que fazem. Tu procuras galinhas?
- Não, disse o principezinho. Eu procuro amigos. Que quer dizer "cativar"?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços..."
- Criar laços?
- Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
- Começo a compreender, disse o principezinho. Existe uma flor... eu creio que ela me cativou...
- É possível, disse a raposa. Vê-se tanta coisa na Terra...
- Oh! não foi na Terra, disse o principezinho.
A raposa pareceu intrigada:
- Num outro planeta?
- Sim.
- Há caçadores nesse planeta?
- Não.
- Que bom! E galinhas?
- Também não.
- Nada é perfeito, suspirou a raposa.
Mas a raposa voltou à sua idéia.
- Minha vida é monótona. Eu caço as galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra.
O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo...
A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe:
- Por favor... cativa-me! disse ela.
- Bem quisera, disse o principezinho, mas eu não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer alguma coisa. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
- Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.
- É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás mais perto...
No dia seguinte o principezinho voltou.
- Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração... É preciso ritos.
- Que é um rito? perguntou o principezinho.
- É uma coisa muito esquecida também, disse a raposa. É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias; uma hora, das outras horas. Os meus caçadores, por exemplo, possuem um rito. Dançam na quinta-feira com as moças da aldeia. A quinta-feira então é o dia maravilhoso! Vou passear até a vinha. Se os caçadores dançassem qualquer dia, os dias seriam todos iguais, e eu não teria férias!
Assim o principezinho cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:
- Ah! Eu vou chorar.
- A culpa é tua, disse o principezinho, eu não queria te fazer mal; mas tu quiseste que eu te cativasse...
- Quis, disse a raposa.
- Mas tu vais chorar! disse o principezinho.
- Vou, disse a raposa.
- Então, não sais lucrando nada!
- Eu lucro, disse a raposa, por causa da cor do trigo.
Depois ela acrescentou:
- Vai rever as rosas. Tu compreenderás que a tua é a única no mundo. Tu voltarás para me dizer adeus, e eu te farei presente de um segredo.
Foi o principezinho rever as rosas:
- Vós não sois absolutamente iguais à minha rosa, vós não sois nada ainda. Ninguém ainda vos cativou, nem cativastes a ninguém. Sois como era a minha raposa. Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu fiz dela um amigo. Ela á agora única no mundo.
E as rosas estavam desapontadas.
- Sois belas, mas vazias, disse ele ainda. Não se pode morrer por vós. Minha rosa, sem dúvida um transeunte qualquer pensaria que se parece convosco. Ela sozinha é, porém, mais importante que vós todas, pois foi a ela que eu reguei. Foi a ela que pus sob a redoma. Foi a ela que abriguei com o pára-vento. Foi dela que eu matei as larvas (exceto duas ou três por causa das borboletas). Foi a ela que eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. É a minha rosa.
E voltou, então, à raposa:
- Adeus, disse ele...
- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.
- O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.
- Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...
- Eu sou responsável pela minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar."
In O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry
Bom fim de semana!

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Home sweet home

Se é verdade que adoro viajar, também não é menos verdade que adoro voltar a casa. Ao chegar a Macau é raro não sentir um misto de formigueiro com alegria... Quanto mais longa a viagem mais alívio sinto por a ter terminado! Penso que toda a gente sente o mesmo ao reencontrar o seu canto. A nossa casa com o seu cheiro, conforto e ambiente inconfundível... Tão bom!

Aqui ficam as minhas recomendações para Singapura:

Não pode deixar de jantar num dos Indochine que existem na cidade. Comida, decoração e ambiente fantásticos!

Almoce no Giraffe, gararanto-lhe que não se vai arrepender.

Dê um pulo ao Café del Mar em Sentosa mas não fique para jantar... A música é ensurdecedora.

Se gosta de dançar e já é trintão, dê um passo de dança no zouk que só tem "música do nosso tempo". Credo, estou uma verdadeira cota, estou aqui estou a dar no botox!

Quanto a compras, dê um salto Rouge da Romyda (a minha estilista preferida).

Se tiver tempo dê um salto ao Museu red dot design.

Passeie pela Orchard Road, aproveite para andar junto ao rio, desfrute plenamente dos espaços verdes que tornam a cidade tão agradável e construída a pensar nas pessoas que se sentem bem. Sem saber tinha saudades de estar numa cidade assim!

Acho que é tudo por hoje. Até amanhã!

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Kung Hei Fat Choi

恭喜發財! Um óptimo ano do Porco!!!
Eu cá vou aproveitar os 4 dias de feriados para dar um salto à cidade com mais orquídeas, limpa e organizada da ásia... Por vezes até chateia!!! Já advinharam? Tem um Leão como símbolo e é uma Cidade-Estado... Singapura!!!
Bjs e até ao meu regresso! San Tai Kin Hong...

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Bom dia dos namorados


Haverá dia mais comercial do que o de hoje??? Sofro!!! Este dia é para mim um dilema constante...

Se por um lado acho que é a verdadeira possidoneira, o dia do "romance" pode ser todos os dias, por outro fico logo amuada ao pensar que o queridooooooo está-se verdadeiramente a marimbar para tudo o que tenha corações e música a puxar para o romântico!!!

Também já estou a prever o ataque súbito de urticária quando a je sugerir um jantar à luz das velas com uma ementa cor-de-rosa, num restaurante onde todos os casais entrelaçam as mãos e ronronam ao ouvido um do outro "tu és o meu xa siu bao zi nho..."*

Todas as mulheres por mais sóbrias e bolhas que sejam, no dia de S. Valentim salta-lhes o pé para a chinela, estala o verniz... É mais forte do que elas... Qual de nós não gosta de receber flores e embrulhos cheios de corações? Mesmo as que se recusam a admitir, tenho a certeza que gostam de receber um ramos de rosas ou um cartão de alguém especial. O dia de S. Valentim é um dia feito para as mulheres que, por sua vez azucrinam o juízo aos homens que não ligam peva a estas pirosadas...


Um óptimo dia de S. Valentim para todas nós!!!

* As expressões têm que ser necessariamente adaptadas a Macau

O Amor


O amor, quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar p´ra ela,
Mas não lhe sabe falar.

Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há-de dizer.
Fala: parece que mente
Cala: parece esquecer

Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
P'ra saber se a estão a amar!

Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente
Fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!

Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar...

Fernando Pessoa in «Poesias Inéditas

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Rituais de ano novo


Como estamos prestes a entrar no ano do porco, perguntaram-me no outro dia quais eram as tradições do ano novo chinês... Como só me consegui lembrar de duas ou três resolvi ir perguntar à família e consultar alguns artigos sobre o assunto.

O Ano Novo Chinês, também conhecido como a Festa da Primavera, tem inicio no dia 18 de Fevereiro de 2007.

De acordo com a tradição, as preparações para o novo ano (este ano do Porco) começam em meados do 12º mês lunar e prolongam-se até meados do 1º mês do ano lunar. Neste período tudo obedece a rituais, desde a comida à roupa.

Na véspera do ano novo
(17 de fevereiro de 2007)

• Também conhecido como o dia para lavar as impurezas. Faz-se uma limpeza geral às casas, para que toda a má sorte seja varrida do seu interior e da vida dos seus proprietários. Algumas pessoas chegam mesmo a pintar as portas e janelas para que tudo pareça novo e fresco. Antigamente era também usual decorar as portas com papéis auspiciosos, com expressões de felicidade, prosperidade, saúde, etc. Dá azar varrer no dia de ano novo…

Ano novo, tudo novo! Geralmente, tudo o que é velho é deitado fora e substituído pelo que é novo.

• Para não atrair o azar, não se dizem palavrões, não se diz a palavra "quatro" porque soa igual à palavra para "morte" ("sei") e não se fala em fantasmas, almas penadas, morte e coisas do género.

• À meia-noite, abrem-se todas as portas e janelas para o ano velho sair e o novo entrar.

No dia de ano novo
(18 de Fevereiro de 2007)
Não se lava a cabeça, nem se usam facas ou tesouras. Podem afastar a boa sorte.
Às crianças e aos solteiros dão-se Lai sis (envelopes encarnados com dinheiro) também para dar boa sorte.
Ficar no quarto dá azar, por isso, até os doentes e os acamados devem vestir-se e ir até à sala.

Dias seguintes ao ano novo
• O 3º dia é conhecido como Po Kou (Dia da Discórdia), é propenso a conflitos e discussões entre as pessoas, pelo que, a fim de os evitar, as pessoas evitam sair de casa.
• No 7º dia do Ano Novo Lunar (que este ano corresponde a 24 de Fevereiro) é festejado o aniversário de toda a gente, o que significa que ficamos todos um ano mais velhos. Tradicionalmente, este aniversário é mais importante do que o dia do próprio nascimento. Antigamente era costume cozinhar-se uma sopa espessa, feita à base de sete vegetais. Hoje em dia, ela é substituída por um banquete em que se come massa chinesa, "min", em sinónimo de longevidade.
• No 8º dia da 1ª lua, na província de Fujian, as famílias costumavam reunir-se para jantar e, à meia-noite, rezavam ao Deus do Céu (Tian Gong). No dia seguinte, segundo a tradição, não se deve secar qualquer tipo de roupa ao sol.
• No 10º dia comemora-se o dia do nascimento da Mãe Água (Shui Po), pelo que não se deve lavar a roupa.
• Ao 15º dia as comemorações chegam ao fim, o que se assinala com o Festival das Lanternas. Neste dia é costume comer-se bolos feitos à base de arroz doce e recheados. Em Macau e noutros locais da China este é também o Dia dos Namorados.

Compre uma laranjeira, dão sorte e são bonitas... Bons preparativos!

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Calor, cabala e versos

O pobre do Blog está vetado ao abandono e em fase moribunda... Tem razões para isso o coitado. Só eu escrevo, depois ninguém o lê (bolha sem audiência é equivalente a uma uma Lili Caneças sem ir a festas), está um calor de morte (em pleno inverno 27 graus imaginem) e andamos todas ocupadíssimas a trabalhar e a preparar eventos sociais. As outras bolhas preferem destinar o pouco tempo livre que têm para tratar da sua beleza estética, bolhinhas, cocktails, planos de casamento ou mesmo para beber café... Um autêntico corrupio! Daí que o nosso Blog com tantas imagens bonitas (obrigada pela dica BZZ) e citações (para preencher o vazio) se esteja a aproximar perigosamente da intelectualidade... Credo!!!

Para equilibrar deixo aqui uma dúvida, estou certa que generalizada, seguida de uns versos "muito à frente"... Sim porque nós Bolhas somos criatura muito especiais.

Duvida: Porque é que cada vez que há uma vaga de calor não estou depilada?
Só pode ser uma cabala capilar generalizada... Podem-me dizer “querida vá já a correr transformar-se de ursa para sereia” mas não é de todo possível... Obrigada pelo conselho amigo mas o centro de depilação já tem marcações até ao ano novo chinês e além disso marquei a tortura para a semana... Isto porque vou para Singapura e quero ir uma autêntica “Bolha de Cinema.” Até lá não levanto o braço! Deve ser cabala...

Aqui ficam uns versos mas antes despeço-me com votos de um óptimo fim de semana!!! Este é o melhor dia útil da semana!
MELHORES DESEJOS
Que a vida te seja suportável.
Que a culpa não afogue a esperança.
Que não te rendas nunca.
Que o caminho que segues seja sempre escolhido
entre dois pelo menos.
Que te importe a vida tanto como tu a ela.
Que não te agarre o vício
de prolongar as despedidas.
Que o peso da terra seja leve
sobre os teus pobres ossos.
Que a tua recordação traga lágrimas aos olhos
de quem nunca te disse que te amava.
Amalia Bautista

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Histórias

"Todos queremos que nos contem histórias, e escutamo-las como fazíamos quando éramos jovens. Imaginamos a história verdadeira contida nas palavras, e para fazermos isto pomo-nos no lugar da pessoa que a história fala, fingimos que podemos compreendê-la porque nos compreendemos a nós próprios. Isto é uma ilusão. Existimos por nós mesmos, talvez, e por vezes até conseguimos ter um vislumbre de quem somos, mas no fim nunca podemos ter a certeza, e conforme as nossas vidas continuam, tornamo-nos cada vez mais opacos para nós próprios, cada vez mais conscientes da nossa própria incoerência. Ninguém consegue atravessar a fronteira para entrar dentro de outra pessoa - pela simples razão de que ninguém tem acesso a si mesmo."

Paul Auster - A Trilogia de Nova Iorque

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Bonjour Vietnam

Hoje recebi um e-mails com fotografias de um dos meus países preferidos, o Vietname (cliquem aqui) . Gostei tanto da viagem de sonho que fiz em 2003 que em 2004 já lá estava outra vez.


De norte a sul as pessoas, as paisagens, a culinária, o clima, as compras, a simpatia e a atmosfera enchem as medidas ao mais comum dos mortais. Há beleza em todo o lado!

Se for ao Vietname não deve mesmo perder Sapa, no norte, com os terraços de arroz, os mercados e aldeias hmong de cortar a respiração. Se não tem espírito "backpacker" aproveite e vá de Hanoi a Lao Cai no comboio do hotel vitoria pois os outros são mauzotes...

Vá a Hanoi e aproveite o que a cidade tem para lhe dar, os restaurantes e cafés de influência francesa, parques, pagodes, o lago e compras muitas compras (a minha zona preferida de compras é ao lado da St. Joseph Cathedral. Hanoi tem de tudo: lacas, móveis, pintura, porcelanas e roupa. O tempo da literatura e o “one pillar pagoda” cortaram-me a respiração.

De Hanoi a Halong Bay é um salto… Porque não dar uma volta de barco e espreitar a baía do dragão? A cidade é tenebrosa mas a volta de barco compensa. O nosso guia de Hanoi, Halong Bay e Sapa foi o simpático e eficiente
Thang da dragon travel. Costumamos recomenda-lo a toda a gente pois é mesmo 5 estrelas.

No centro do Vietname ficamos em Hoi An, que adorei... A cidade está espectacularmente recuperada, é património da Unesco e a praia conhecida por China Beach é um enorme areal branco com ondas. Pode conjugar perfeitamente cultura com praia! Aproveite o pôr do sol e jante no Brother café... Leve repelente!
Como estávamos perto aproveitamos para ir a Hué ver o palácio Imperial e os túmulos imperiais. Apesar do calor não nos arrependemos... Os crepes de Hué são de chorar por mais!

Também estivemos em Nha Trang e Dalat (não fiquei fã) e passamos pelas praias em
Phan Thiet que me pareceram muito agradáveis e pouco turísticas. Tive pena de não ter lá ficado mas guardo para uma próxima oportunidade!

Para terminar recomendo vivamente uma estadia em Ho Chi Minh ou Saigão. Há imensos recantos que merecem ser explorados e é talvez a cidade mais viva e barulhenta onde tive o prazer de ter estado. A arquitectura tem muita influência colonial francesa.


Até qualquer dia Vietname!

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Já as bolhas...

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Aviso de S. Valentim

Querido Bolhão,
Só para avisar que nos estamos a aproximar perigosamente do dia de São Valentim, i.e., o dia dos namorados!!! Isso significa que estou a contar com um programa inesquecivelmente romântico...

Quantos aos restantes leitores, por favor não desiludam a vossa cara metade, mandem flores para o local de trabalho, reservem mesa no restaurante mais amorosamente possidónio da cidade, comprem caixas de chocolate em forma de coração, contratem músicos para cantar, poetas para recitar, tudo à janela da "amada"... Pode ser uma foleirada mas garanto que as vossas caras metades vão borbulhar de felicidade!