segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Rituais de ano novo


Como estamos prestes a entrar no ano do porco, perguntaram-me no outro dia quais eram as tradições do ano novo chinês... Como só me consegui lembrar de duas ou três resolvi ir perguntar à família e consultar alguns artigos sobre o assunto.

O Ano Novo Chinês, também conhecido como a Festa da Primavera, tem inicio no dia 18 de Fevereiro de 2007.

De acordo com a tradição, as preparações para o novo ano (este ano do Porco) começam em meados do 12º mês lunar e prolongam-se até meados do 1º mês do ano lunar. Neste período tudo obedece a rituais, desde a comida à roupa.

Na véspera do ano novo
(17 de fevereiro de 2007)

• Também conhecido como o dia para lavar as impurezas. Faz-se uma limpeza geral às casas, para que toda a má sorte seja varrida do seu interior e da vida dos seus proprietários. Algumas pessoas chegam mesmo a pintar as portas e janelas para que tudo pareça novo e fresco. Antigamente era também usual decorar as portas com papéis auspiciosos, com expressões de felicidade, prosperidade, saúde, etc. Dá azar varrer no dia de ano novo…

Ano novo, tudo novo! Geralmente, tudo o que é velho é deitado fora e substituído pelo que é novo.

• Para não atrair o azar, não se dizem palavrões, não se diz a palavra "quatro" porque soa igual à palavra para "morte" ("sei") e não se fala em fantasmas, almas penadas, morte e coisas do género.

• À meia-noite, abrem-se todas as portas e janelas para o ano velho sair e o novo entrar.

No dia de ano novo
(18 de Fevereiro de 2007)
Não se lava a cabeça, nem se usam facas ou tesouras. Podem afastar a boa sorte.
Às crianças e aos solteiros dão-se Lai sis (envelopes encarnados com dinheiro) também para dar boa sorte.
Ficar no quarto dá azar, por isso, até os doentes e os acamados devem vestir-se e ir até à sala.

Dias seguintes ao ano novo
• O 3º dia é conhecido como Po Kou (Dia da Discórdia), é propenso a conflitos e discussões entre as pessoas, pelo que, a fim de os evitar, as pessoas evitam sair de casa.
• No 7º dia do Ano Novo Lunar (que este ano corresponde a 24 de Fevereiro) é festejado o aniversário de toda a gente, o que significa que ficamos todos um ano mais velhos. Tradicionalmente, este aniversário é mais importante do que o dia do próprio nascimento. Antigamente era costume cozinhar-se uma sopa espessa, feita à base de sete vegetais. Hoje em dia, ela é substituída por um banquete em que se come massa chinesa, "min", em sinónimo de longevidade.
• No 8º dia da 1ª lua, na província de Fujian, as famílias costumavam reunir-se para jantar e, à meia-noite, rezavam ao Deus do Céu (Tian Gong). No dia seguinte, segundo a tradição, não se deve secar qualquer tipo de roupa ao sol.
• No 10º dia comemora-se o dia do nascimento da Mãe Água (Shui Po), pelo que não se deve lavar a roupa.
• Ao 15º dia as comemorações chegam ao fim, o que se assinala com o Festival das Lanternas. Neste dia é costume comer-se bolos feitos à base de arroz doce e recheados. Em Macau e noutros locais da China este é também o Dia dos Namorados.

Compre uma laranjeira, dão sorte e são bonitas... Bons preparativos!

2 comentários:

Anónimo disse...

Roupas vestivas: Encarnado e Dourado.

Anónimo disse...

Digo, festivas!