quinta-feira, 5 de junho de 2008

YSL

Até ao momento não escrevi nada sobre o Yves Saint Laurent porque não quis tornar este blog num obituário, mas a querida Green tem carradas de razão. YSL era mesmo um dos meus costureiros de eleição, roupa sóbria, linhas direitas, arrojado q.b., o preto e o branco a predominar...

O rei da moda nasceu em Oran, na Argélia francesa, em 1936. Em 1957, Saint-Laurent assumiu a direção da Dior, empresa líder da moda parisiense nos anos 50, como sucessor do falecido Christian Dior. Em 1962, apresentou sua primeira colecção Trapeze. Nos anos 60, Yves Saint aurent desenhava já roupas que reflectiam a mudança do papel das mulheres na sociedade: mulheres mais confiantes, pessoalmente e sexualmente, e activas no mercado de trabalho. Em 1962, com 26 anos, iniciou a sua própria empresa, a YSL, financiada pelo seu companheiro Pierre Bergé, com quem viveu até 1976. Viria a retirar-se da alta-costura em 2002. "Encontrei o meu estilo através das mulheres", disse um dia. "A força e vitalidade do meu estilo vem daí porque eu desenho sobre o corpo de uma mulher".

Vestiram-no Catherine Deneuve, Paloma Picasso, Lauren Bacall e muitas mais mulheres elegantes.

E não se esqueçam "to be beautiful, all a woman needs is a black pullover and a black skirt and to be arm in arm with a man she loves", disse YSL um dia. Ora nem mais!

1 comentário:

Anónimo disse...

Agora sim!!!! Sempre actual :)