quinta-feira, 23 de abril de 2009

A história de Ganesh

Ganesh, Ganesha ou Ganapati, é uma das mais conhecidas e veneradas representações de Deus e o meu Deus preferido do Hinduísmo.

Ganesh é considerado o mestre do intelecto e da sabedoria. É representado como uma divindade amarela ou encarnada, com uma grande barriga, quatro braços e a cabeça de elefante com uma única presa, montado em um rato. É habitualmente representado sentado, com uma perna levantada e curvada por cima da outra. Ganesh é o símbolo das soluções lógicas. O seu corpo é humano enquanto que a cabeça é de um elefante, e ao mesmo tempo, seu transporte (vahana) é um rato. Desta forma Ganesh representa uma solução lógica para os problemas, ou "Destruidor de Obstáculos". Sua consorte é Buddhi (um sinónimo de mente) e ele é adorado junto de Lakshmi (a deusa da abundância) pelos mercadores e homens de negócio. A razão sendo a solução lógica para os problemas e a prosperidade são inseparáveis. A sua história é trágica.

Há muito muito tempo, enquanto o deus Shiva estava guerreando ao lado dos outros deuses, sua consorte, Parvati, estava sozinha em casa. Na ocasião, precisava de alguém que protegesse a casa enquanto ela se banhava. Sem encontrar outra opção, Parvati usou seus poderes para criar um filho, Ganesh e pediu-lhe para manter rígida vigilância na casa, não permitindo que ninguém ali entrasse - Ganesh assim o fez.

Em pouco tempo, Shiva voltava a casa, alegre com a gloriosa vitória que trouxera aos deuses, parando apenas à entrada de sua casa, onde encontrou Ganesh. Este, seguindo fielmente as palavras de Parvati, não permitiu que o deus entrasse na casa. Shiva, irado, cortou a cabeça do jovem Ganesh. Enquanto isso, Parvati saía do banho e, ao ver a cena, ficou horrorizada. Triste e enraivecida, a deusa explicou a Shiva a situação.

Shiva concordou que agira mal e decidiu trazer Ganesh de volta à vida, pondo-lhe a cabeça da primeira criatura viva que encontrasse dormindo voltada para o norte. O deus enviou seus soldados em busca da criatura, ao que lhe trouxeram um elefante. Assim, o deus Shiva reviveu seu filho, que passou a ter uma cabeça de elefante.

Parvati ainda não se contentara com o trato e queria mais. Então, Shiva concedeu a Ganesh a dádiva de que, antes de iniciar qualquer trabalho, as pessoas adorariam seu nome. E é por isso que se deve invocar o nome do deus Ganesh antes de qualquer empreendimento.

Em termos gerais, Ganesh é uma divindade muito amada e frequentemente invocada, já que é o Deus da Boa Fortuna quem proporciona prosperidade e fortuna e também o Destruidor de Obstáculos de ordem material ou espiritual. É por este motivo que sua graça é invocada antes de iniciar qualquer tarefa (por exemplo, viajar, prestar uma prova, realizar um assunto de negócios, uma entrevista de trabalho, realizar uma cerimônia) com Mantras como: Aum Shri Ganeshaya Namah (salve o nome de ganesh), ou similares. É também por esse motivo, que tradicionalmente, todas as sessões de bhajan (cântico devocional) iniciam com uma invocação de Ganesh, o Senhor dos "bons inícios". Por toda a Índia de cultura hindu, o Senhor Ganesha é o primeiro ídolo colocado em qualquer nova casa ou templo. Além disso, Ganesha é associado com o primeiro chakra, que representa o instinto de conservação e sobrevivência e de procriação. O nome desse chakra é muladhara.

Sem comentários: