quarta-feira, 22 de maio de 2013

Faltam árvores

Depois de ter estado cerca de um mês em Portugal, chego mais uma vez à conclusão de que faltam árvores em Macau...

Nem era preciso ir tão longe, bastava comparar Macau e Hong Kong com Singapura e Sidney, cidades agradáveis cheias de árvores, flores, sombras, marginais, parques e jardins, pensadas para as pessoas fazerem grandes caminhadas e passeios ao ar livre.

Segundo as estatísticas a nossa população é composta por 586.300 pessoas, temos 35 casinos, disponibilizamos 28.125 quartos de hóspedes (100 hotéis e pensões) e recebemos no mês de Março 915.766 visitantes...

Há mais de 200.000 veículos automóveis a circular nas nossas ruas, muitos deles em estado bastante poluente (basta pensarmos nas velhas carrinhas de mercadorias e nos autocarros de turismo ferrugentos e a cair de podre).

Como nos foi ensinado em pequeninos, as árvores desempenham um importante papel na produção de oxigênio, através da sua folhagem verde são purificadoras do ar poluído...

Para todos os números que apontei anteriormente, existem em toda a região 8.000 árvores (podem ver aqui que não estou a exagerar). Há mesmo ruas, como a da Cidade de Évora e a de Berlim (zonas construídas recentemente, ainda por cima) onde não se avista uma única árvore.

Não admira que nos custe circular pela cidade... Talvez fosse melhor tornar a cidade mais verde, até porque o custo social (estou a pensar nos cuidados médicos) pode sair bastante caro.

Até qualquer dia!

Sem comentários: