quarta-feira, 11 de abril de 2007

“Se faz favor”, “muito obrigada/a” e afins

Ando tão desapontada, parece-me que há palavras que estão de todo fora de moda para os piquenos que têm uma certa tendência para lhes fugir o pé para as mulles...

Não sei se já reparam mas para uma certa camada que não a das bolhas e leitores, obviamenteeeeeeeeee, há uma certa inclinação generalizada para suprimirem nas frases as expressões como “se faz favor” ou "por favor" , "peço perdão", “muito obrigada/a”, “se não houver inconveniente”... Escusado será dizer que isso me tira tanto do sério que acabo o dia com estrabismo cerebral!

É a bandalheira total do “dê-me um café”, “passe-me o sal”, “deixe-me passar”, “quero água”, como quem ordena e não solicita... O mais grave é que aparentemente não lhes soa de todo mal.

Das duas uma ou vou passar a dizer como se costuma às crianças em fase de aprendizagem “a palavrinha mágica?”, ou em alternativa “peço desculpa mas estou a ver um inconveniente tremendo nas suas maneiras e vou ser obrigada a recusar-me a fazer o que mal educadamente me ordenou, pelo que peço perdão antecipadamente”. Dá mesmo vontade!!!

Se é bem verdade que instrução não é educação também é verdade que quem não a tem pode aprender com o exemplo dos outros... Por mera observação. Imite, siga, inspire-se!

Ainda para mais, se usar e abusar das mesmas frases passa a ser super original (por estarem tão em desuso) logo super BCBG-fashion, o que trás uma tremenda vantagem em termos sociais... Fica tudo mais agradável ao ouvido!!!

Até logo!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Tem toda a razão!!! As pessoas ultimamente não têm pingo de vergonha. Nada de delicadezas e tratamento generalizado por tu. Que explo dão aos miudos os graúdos?

VICI disse...

Bm,

É impressão minha ou têm aparecido por aqui uns anónimos perfeitamente desnecessários?

mor disse...

Caro amigo Vici,
Começo a achar que a Democraria bLoguista não funciona de todo... Não sei como é que o meu amigo consegue... Mas Mou men tai!!!
Está com um bronze de fazer parar o trânsito em Macau. Que inveja!!!
Vou cuscar o seu blog.
Até já e obrigada pelos comentários!