quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Adeus enchidos

Image result for lentilhas com espinafres
Não percebo o espanto, ficou tudo escandalizado com o aviso da OMS sobre o consumo de carnes processadas causarem cancro.
Todos devíamos saber que os alimentos processados fazem mal. De um modo geral os alimentos processados (não só as carnes) têm baixíssima quantidade de bons nutrientes, e enorme quantidade de calorias. Também possuem ingredientes artificiais que podem ser tóxicos ao organismo. Outra das desvantagens é não sabermos ao certo a sua composição. Por outro lado estão carregados de sal.
Têm a vantagem da economia de tempo e de serem baratos, tendo como reverso não serem saudáveis. À semelhança da fast food e das refeições prontas congeladas e enlatadas, têm que ser consumidas com moderação...
Image result for frittata de courgette
Nesse espírito de equilíbrio alimentar, tentamos fazer mais refeições sem carne lá por casa. Já aqui disse que estou fã de lentilhas com espinafres mas também adoramos frittata de courgette, ovos esclafados com batonetes de courgette ou molho de tomate, salada de beringela com feta, lasanha vegetariana, entre outros…
Os pobre miúdos torcem por vezes o nariz a estas inovações mas vão-se habituando. Adoram os dois brócolos e couve flor por isso não é difícil não comerem carne a todas as refeições…
Escusado será dizer que, vibram com chouriço e carnes frias!
Despeço-me recordando a frase do meu Avô Ismael: Pelo mal que me faz, pelo bem que me sabe.
Ah, pois é! Bom dia…

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Como tudo o resto, com moderação, sem abusos.

mor disse...

A única coisa que se pode comer com abuso são os vegetais mas corremos o risco de ficar verdes...
Beijinhos