quarta-feira, 22 de junho de 2011

Viciados nas redes sociais

Há muito que estou avisada sobre os inconvenientes das redes sociais. Penso que a maior parte das pessoas tem os mesmos conhecimentos do que eu, sabe como as redes são perigosas mas ainda assim publicam de forma eterna tudo e mais alguma coisa sobre a sua vida.

Vejo casos em que anunciam aos 7 ventos, de 3 em 3 meses, o aparecimento de novos amores, outros que expõem de tal maneira os seu pensamentos e o que estão a fazer que, só falta dizerem, quando estão na casa de banho... Onde estão, como se sentem, com quem estão, para onde vão. Quase tudo documentado com as necessárias fotografias. Não pensam duas vezes antes de publicarem o recheio da casa, cozinhados, lavores, filhos no colégio, a ilha deserta onde estão neste momento a passar férias.

Outra coisa que não percebo é a necessidade de se escarrapachar na internet (redes sociais e blogues) tudo o que seja intimidade. Desde sexo a procedimentos médico ou cirúrgicos, a pensamentos que têm sobre outras pessoas que se calhar até lêem o blogue ou estão na rede (patrões, chefes, parentes de todos os graus, colegas, subordinados), tudo se expõe para toda a gente, de forma perpétua. Contam tudo aos 400 "amigos" que estão na rede e às centenas de leitores que cruzam o blogue.

Faz-me muita confusão...

Para mim trata-se de um misto de exibicionismo, solidão e má ocupação dos tempos livres. Vão apanhar ar, dar um passeio no jardim, ler um livro.

Até breve!

3 comentários:

Anónimo disse...

mor tenho que confessar que por vezes cometi alguns erros que refere. para mim tratava-se de um desabafo mas concordo inteiramente consigo, tanto que mudei a minha postura.

quanto às fotografias das férias gosto de partilhar, não só por adorar fotografia em si como para mostrar aos que estão longe, é a forma mais rápida já que não nos é possível estar com todos.

mor disse...

Acho que escrevi este escrito de forma um bocadinho radical.
O que eu não consigo compreender são as pessoas que expõem tanto a sua intimidade que correm o risco, de um dia, um estranho lhes perguntar detalhes sobre o parto ou a vida sexual...
Há coisas que não se contam.

Anónimo disse...

Pois, eu percebi e concordo.