Resto eu, a piquena patusca astuta, simpática, girérrima, imodesta mas muito realista Mor, só e abandonada, à espera das outras bolhas…
quinta-feira, 30 de novembro de 2017
Intemporalidade
Há pessoas que não envelhecem, ficaram estagnadas no tempo, em alguma fase da minha vida, aos meus olhos vão ter sempre a idade da sua importância.
terça-feira, 28 de novembro de 2017
Sally Hansen
O melhor verniz, permite unhas sempre impecáveis, fácil de pintar em casa... Seca rápido e até há um versão de gel sem ser necessário usar luz...
Estou cada vez mais parecida com a minha querida Mãe. Odeio perder tempo parada no cabeleireiro ou a fazer unhas.
Bom serão!
A Tempestade do Destino
Por vezes o destino é como uma pequena tempestade de areia que não pára de mudar de direcção. Tu mudas de rumo, mas a tempestade de areia vai atrás de ti. Voltas a mudar de direcção, mas a tempestade persegue-te, seguindo no teu encalço. Isto acontece uma vez e outra e outra, como uma espécie de dança maldita com a morte ao amanhecer. Porquê? Porque esta tempestade não é uma coisa que tenha surgido do nada, sem nada que ver contigo. Esta tempestade és tu. Algo que está dentro de ti. Por isso, só te resta deixares-te levar, mergulhar na tempestade, fechando os olhos e tapando os ouvidos para não deixar entrar a areia e, passo a passo, atravessá-la de uma ponta a outra. Aqui não há lugar para o sol nem para a lua; a orientação e a noção de tempo são coisas que não fazem sentido. Existe apenas areia branca e fina, como ossos pulverizados, a rodopiar em direcção ao céu. É uma tempestade de areia assim que deves imaginar.
(...) E não há maneira de escapar à violência da tempestade, a essa tempestade metafísica, simbólica. Não te iludas: por mais metafísica e simbólica que seja, rasgar-te-á a carne como mil navalhas de barba. O sangue de muita gente correrá, e o teu juntamente com ele. Um sangue vermelho, quente. Ficarás com as mãos cheias de sangue, do teu sangue e do sangue dos outros.
E quando a tempestade tiver passado, mal te lembrarás de ter conseguido atravessá-la, de ter conseguido sobreviver. Nem sequer terás a certeza de a tormenta ter realmente chegado ao fim. Mas uma coisa é certa. Quando saíres da tempestade já não serás a mesma pessoa. Só assim as tempestades fazem sentido.
Haruki Murakami, in 'Kafka à Beira-Mar'
segunda-feira, 27 de novembro de 2017
Afonso Henriques, Rei de Portugal
O próximo projecto da minha Loufuzinha é biográfico (tem 7 anos, não faço mais comentários).
Escolheu D. Afonso Henriques.
Os pais têm um dilema... Como explicar às criancinhas que o primeiro Rei de Portugal quase limpou o sebo à mãe e a mandou para o exílio?! A realidade é crua...
Mãos à obra!
Under pressure
Acordei com esta música.
O sonho mais estranho, cheio de subtilezas, significados estapatafurdios em que olhava para trás e percebia que a minha vida já ia a meio, com sorte, com azar já passou mais de metade...
Ainda tive tempo para falar com o Pedro Rolo Duarte (autor de um dos meus blogues favoritos, com o mesmo nome, que infelizmente morreu), fumar umas cigarradas enquanto discutiamos que "a vida só faz sentido quando há amor".
Não fumo há 10 anos, nunca falei com o PRD, não gosto dos Queen, em cheio na crise da meia idade.
Bom dia!
domingo, 26 de novembro de 2017
Aiiii, a vítima
"Ninguém não gosta de mim", diz o petiz lá de casa, no meio de um choro sentido sem lágrimas. "Vou partir a casa toda e depois vou-me embora!" Sou brindada com estas tiradas semanalmente... Se esperneia fica de castigo e nos casos mais graves de birra apanha uma palmada no rabo.
O meu mais novo tem feitio de filho do meio. Amua, embezerra, leva tudo à frente. Chama a atenção, é ciumento e quase as noite sobe para a cama dos pais e dorme agarrado ao meu pescoço. Dá-me os beijinhos mais melosos do mundo. Tão querido este meu Calimero.
Bom dia!
sexta-feira, 24 de novembro de 2017
Sinais da idade
Percebes que tens mais do que 40 quando precisas de usar óculos na rua porque não reconheces as pessoas com quem te cruzas... É cada susto, caramba!
O ritual matinal deixa de ser lavar a cara e passar creme hidratante, para passar a ser lavar a cara, passar serum, creme de olhos, creme hidratante, base, blush, sombra (não devia mas dispenso rimel, lápis de olhos e baton)... Socorro, nisto já perdi 15 minutos!
Bom dia!
quinta-feira, 23 de novembro de 2017
Queques saudáveis
À semelhança do ano anterior, o colégio pediu para mandarmos snacks saudáveis para as crianças venderem...
A Loufuzinha pediu "este ano não queria levar pacotes de ameixas porque só vendi um, gostava mais de levar um bolo saudavel..."
Pobre criança, tem razão, mãos à obra, queques de cenoura com cobertura de chocolate, a 6 mãos. Temos pasteleiros!
A receita é daqui.
Boa venda!
quarta-feira, 22 de novembro de 2017
Pote da felicidade
Lá por casa demos inicio a esta experiência para ver o lado mais positivo da vida. O Objectivo é educar o nosso cérebro para viver melhor. Podemos ser mais agradecidos e satisfeitos no nosso dia a dia. Isso nos permitirá enfrentar os problemas tendo uma atitude mais pró-ativa. Não significa deixar de viver a tristeza, mas saber reconhecê-la e buscar uma solução para o problema através de uma perspectiva mais positiva.
Podemos escrever qualquer coisa que tenha sido boa, desde um sorriso que transmitiu alegria, um abraço reconfortante, a alegria de receber um presente ou de comer o prato preferido, o tempo que brincou com o amigo ou um filme a que assistiu… O importante é que seja algo positivo que nos tenha transmitido sensações bonitas.
Esta técnica deve ser usada durante pelo menos 6 meses, para que as crianças reconheçam a importância de serem agradecida pelos momentos vividos no dia a dia. Decorridos 6 meses, a família pode abrir o pote e ler, aleatoriamente, algumas das coisas que foram escritas.
Bom dia!
First they killed my father
Uma das coisas que me chocou no Camboja foi a perpetuidade do sofrimento.
Um povo marcado, triste, que não esqueceu o que se passou. Na história de cada família há sempre alguém que morreu às mãos dos Khemers Vermelhos. É natural, dois milhões de cambojanos, de uma população de 8 milhões, morreram executados, por excesso de trabalho, fome e doença...
Vi esta semana o filme. A guerra vista pelos olhos de uma criança. Penso que faz jus ao sofrimento que passaram sob o regime de Pol Pot.
Bom dia!
segunda-feira, 13 de novembro de 2017
From busan with love
Queridos
filhos,
só para vos quero dizer que estou em segurança… Não tenho andado de
comboio. Cheia de saudades vossas e nos nossos abraços. Sei que apesar de serem
muito malandros se estão a portar bem. Espero que os trabalhos de casa estejam
em ordem e que obedeçam ao Pai. Têm brincado muito? Nada de prensas ao
Carlitos. Comam a fruta e ajudem a levantar a mesa.
Muitos
beijinhos da Mãe que vos adora 1000 infinitos.
P.s. Parece que tivemos uma aventesma de uma empregada apardalada que contou aos meus filhos (agora com 7 e 4 anos) na integra o filme de terror “Train to Busan”. Passaram uma semana inteira a pedir-me para não ser morta por zombies, as pobres crianças…
quinta-feira, 9 de novembro de 2017
Predilecto
Certa vez perguntaram a uma mãe qual era seu filho preferido,
aquele que ela mais amava.
E ela, deixando entrever um sorriso, respondeu:
“Nada é mais volúvel que um coração de mãe.
E, como mãe, lhe respondo: o filho predileto,
aquele a quem me dedico de corpo e alma…
É o meu filho doente, até que sare.
O que partiu, até que volte.
O que está cansado, até que descanse.
O que está com fome, até que se alimente.
O que está com sede, até que beba.
O que estuda, até que aprenda.
O que está com frio, até que se agasalhe.
O que não trabalha, até que se empregue.
O que namora, até que se case.
O que casa, até que conviva.
O que é pai, até que os crie.
O que prometeu, até que se cumpra.
O que deve, até que pague.
O que chora, até que cale.
E já com o semblante bem distante daquele sorriso, completou:
O que já me deixou…
…até que o reencontre…
Poema atribuído a Erma Bombeck
Alias Grace
Tira-me noite de sono... A adorar! Não sei se estou a acreditar na versão da protagonista principal... O ar naïve e angelical faz-me desconfiar.
Bom dia!
terça-feira, 7 de novembro de 2017
Jak's Kitchen
segunda-feira, 6 de novembro de 2017
Uma ida ao circo
Fizemos uma surpresa aos metralhinhas, não dissemos onde iamos, apanhamos os passaportes e fomos passar o dia aqui ao lado, ao parque aquático Chime Long.
Adoraram dar de comer aos animais e andaram os dois km sem um queixume.
À noite outra surpresa, bilhetes para o circo. Foi pena o menino E. ter medo dos palhaços. Depois de muita conversa e mentalização a meio do espetáculo voltamos a entrar. Ainda é pequenino o meu petiz.
O circo vale mesmo a pena, há pacotes combinados para circo e parque. Depois é tão perto de Macau que acabamos por ir e voltar em 1 hora e meia.
Foi um fim-de-semana e peras! Viva o circo!
domingo, 5 de novembro de 2017
Coelho Sábio
quinta-feira, 2 de novembro de 2017
Brownie
125 g. de chocolate negro
200 g. de manteiga
160 g. de ovos (3 ovos)
210 g. de açúcar
130 g. de nozes partidas
100 g. de farinha com fermento
Pré-aquecer o forno a 180º C.
Untar e forrar com papel vegetal uma forma rectangular.
Fundir o chocolate e a manteiga em banho-maria.
Bater os ovos com o açúcar.
Misturar tudo. Incorporar a farinha peneirada e as nozes.
Coze durante 15 minutos.
Desenformar frio e cortar em rectângulos.
Deliciosa receita daqui.
Torna qualquer feriado ainda melhor... Bom dia!
quarta-feira, 1 de novembro de 2017
North by square eight
Adoro a decoração deste restaurante. Fica no MGM e não é demasiado caro.
O Dim Sum é apetitoso. Da última vez, habituadas a pedir para 4, a Loufuzinha e eu pedimos comida para um batalhão que levamos Ta Pao (take away).
Vale a pena lá ir.
Bom apetite!
O Ministério da Felicidade Suprema
Tão bem escrito que consigo sentir a brisa e o cheiro de Deli, o horror da miséria, ouvir o barulho das ruas e apreciar a confusão e a beleza da cidade. Tal como a India, merece ser lido devagar para digerir...
Boas leituras!
Iogurtes quase gregos
Os preços estão acima dos proibitivos... Ultimamente temos feito alguma ginástica para conseguirmos não gastar tanto.
Uma das coisas que adoramos fazer lá em casa é iogurtes. Tenho uns belos ajudantes!
2 colheres de iogurte, 1 colher de leite em pó, 1 litro de leite. Ultimamente coloco compota de morango, 8 horas na iogurteira, deliciosos e baratos!
Bom dia!
Subscrever:
Mensagens (Atom)