quinta-feira, 29 de junho de 2017

Repentes

Image result for old macau praia grande

De repente ouve-se a batida do jazz lá ao fundo e  sente-se o cheiro a incenso da casa dos avós, o pé começa a baloiçar ao som do ritmo e ouvimos a nossa voz a pedir um xao min.
Boa noite!

Envelheci

Image result for ava gardner smoking


Acordei com mais 10 anos, deixei de ter ar de miuda para passar a ser senhora, a pele perdeu brilho, o cabelo está grisalho, preciso de rever a graduação dos óculos...
de miudezas não escrevo para manter alguma dignidade.
Bem vinda à meia idade!

terça-feira, 27 de junho de 2017

O tempo não chega!

Image result for coelho alice gif


Com a aproximação do final do ano lectivo, chego à infeliz conclusão de que o tempo não chega para tudo... Ando sempre a correr, com os bofes de fora e são poucos os momentos que consigo gozar, plenamente.
É por isso que os meus filhos crescem a correr pois, os dias passam num ápice, as semanas voam e o ano lectivo acabou quando ontem começou.
Valem-me os abraços apertados, as gargalhadas matinais, dois dedos de conversa com os meus Pais, as bricadeiras, o jantares, os passeios, a cumplicidade.
Ainda bem que as aulas estão a acabar, estamos todos a precisar de carregar baterias, de virar uma página e entrar de férias.
Ufa!
 

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Em modo poesia

"A anedota não conta, disse-lhe, O que conta é o poema Que fica. Pronto o texto, O pretexto podes ter sido tu."
Júlia Lello in Textos Pretextuais

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Portugal em chamas

 Image result for pedrogao grande

Com a chegada do Verão, todos os anos arde uma parte de Portugal. Há desalojados, vitimas mortais, tristeza, lágrimas e vemos que os bombeiros estão exaustos.
Todos os anos dizem que há falta de meios de combate aos fogos. Todos os anos ficamos à espera que o ano seguinte seja melhor e aguardamos a implementação de programas de prevenção dos incêndios. Afinal, noutros países implementam politicas florestais eficientes. Limpandos as matas, criando valas, abatendo as árvores que estão muito proximas, abrindo caminhos...
Este ano, à semelhança dos anteriores, não vemos políticas de prevenção a funcionar, no primeiro incêndio, em Pedrogão Grande, contaram 62 mortos.
Não se admite!
 





domingo, 18 de junho de 2017

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Deliciosos Popsicles

Fudgy banana Nutella popsicles made with only 3 ingredients!


Iogurte.
Banana.
Nutela.
Tudo batido, enfiado nas formas de gelados, 2 horas de congelador et voilà! Com apenas 3 ingredientes se fazem as delícias das crianças lá de casa.
Aproveitar o calor e as bananas maduras. Estou uma Vacondeus.
Bom dia!
 

Apaixonado E.

Related image

O menino E. está apaixonado, com 4 anos colhe flores para a sua apaixonada Erika. Esta manhã  levou para o colégio uma caixa de cartão com uma plumeria, um rebuçado de morango e um marshmallow... Começa cedo!
Bom dia...

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Okinawa

Image result for okuma beach

Adoramos. Okuma encheu-me as medidas. Praias lindas, desertas, de uma limpeza imaculada, mar azul, transparente com peixinhos, água fria. A caça aos caranguejos búzio, que libertavamos ao fim do dia, fizeram as delícias dos pequeninos. Vibraram com o “banana boat”. A minha Loufuzinha deleitou-se com os crús e o menino E. com as massas, as misos e os fritos.
Por mim ficavamos uns meses.  Adeus à poluição e ao barulho, uma paz!

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Queijaria


Image result for pão de soro de leite



Image result for queijo fresco caseiro



Ontem deu-me para fazer queijo fresco.
Com o soro do leite conto fazer pão. A ver como sai.
Bom dia!

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Image result for amor nos tempos de colera
 
"Florentino Ariza não deixara de pensar nela um único instante desde que Fermina Daza o rechaçou sem apelação depois de uns amores longos e contrariados, e haviam transcorrido a partir de então cinquenta e um anos, nove meses e quatro dias.”
Continua a ser o meu livro favorito.
Até amanhã!

quarta-feira, 7 de junho de 2017

infertilidade

Related image
 
Como se sabe a tendência mundial é a infertilidade aumentar nas regiões desenvolvidas. Morre-se mais do que se nasce...
Macau não pode ser excepção. Vemos a olho nú que as familias numerosas (com mais de dois rebentos) escasseiam pela cidade, a vida moderna não poupa os progenitores, roubando-lhes tempos para terem filhos e para poderem usar tempo de qualidade com os que já têm... Muitas mulheres trabalhadoras adiam a maternidade até um ponto que não conseguem conceber sem ajuda. Outros não conseguem conceber por motivos de saúde variados.
 
 Os Serviços de Saúde de Macau arrastam os casais inferteis em anos de consultas para investigar a causa da infertilidade mas parece-me que continuam  sem fazer reprodução tecnicamente assistida (FIV e outras que tais), pior deixaram de financiar o tratamento de infertilidade no exterior... Mais desrazoável, aparentemente não permitem o licenciamento de tratamentos contra a infertilidade por parte de clinicas privadas.
 
A questão reside em saber o que resta aos casais inferteis? Os tratamentos em Hong Kong e Bangkok são muito caros para a maioria dos residentes e acarretam grandes niveis de stress com viagens para cá e para lá... Sei o que isso é, já passei por isso.
 
 A infertilidade é hoje encarada como uma doença que em alguns casos tem cura. A natalidade não deveria ser uma prioridade?!
 
Bom dia...

domingo, 4 de junho de 2017

Gaspar

Image result for estrela cadente


No céu dos cães há mais uma estrela de seu nome Gaspar.
 
Só quem tem cães sabe o que é ser-se "dono". A falta que nos faz um cão, o vazio que deixa.
 
Este querido cão dos meus pais, já velhote mudou de continente, andou de avião, deixou a casa com jardim e passarinhos e adaptou-se à vida de um apartamento numa cidade cheia de betão. Sem um queixume, continuou a dar ao rabo, a lamber-nos as mãos e a ir buscar a bola para brincar. Foi o grande companheiro da minha Mãe e um dos primeiros amigos da minha filha Maria.
 
Decorridos 15 anos cansou-se de ter ar de cachorro mas fiel, esperou pelos donos para partir.
 
Obrigada por tudo, querido Gaspar.