sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Eutanásia

Image result for eutanasia

Está em curso um grande debate sobre a eutanásia, em Portugal.
Sou a favor. Há muitos anos que decidi que não posso ser contra. Prolongar a vida de doentes terminais e em sofrimento, que pedem ajuda para morrer, não faz sentido. Lembro-me de ouvir a minha querida Avó E., em fase terminal, a gritar “deixem-me morrer”. As dores eram de tal forma insuportáveis que queria desistir de viver.
É humano, caridoso e de clemência , o acto de ajudar outra pessoa a deixar de sofrer. Obviamente que esta ajuda não pode ser feita de animo leve. Tem que se aferir a vontade real do doente, com cautela para evitar abuso.
Uma das coisas que me faz reflectir e temer a morte dos que me são queridos, é pensar que não vou conseguir continuar a viver sem eles. Amo-os tanto que a vida parece inconcebível sem a sua presença.
Tema pesado para o inicio de um fim-de-semana que se prevê em festa. Boa sexta-feira!

Sem comentários: