segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Lusofonia

Image result for lusofonia macau
Uma saída até às quinhentas e  dois dias seguidos  de lusofonia,  fizeram com que no domingo estivesse de rastos, ao fim do dia, deitei os petizes e assim fiquei também adormecida até hoje de manhã... 10 horas dormi eu!
Não sou uma grande adepta da Lusofonia mas os meus filhos são. Só de olhar para a cara deles quando lhe dizemos que vamos à festa vale a pena passar por lá. Nunca querem vir embora e até choram de pensar que para o ano há mais (falta tanto...). Tatuagens, pinturas na cara, bailarico, petiscos, jogos e corridas, fazem desta festa, que parece de aldeia, um sucesso para as crianças.
Bom dia!

O Segredo dos Casais

Image result for tiffany ad

 

Um casal tem de ser vaidoso como casal. A noção antiga é de duas metades que se encontram. Não é da panela à procura de tampa. Desde quando é que a tampa é tão importante como a panela, para não falar na quantidade de coisas, como pratos, que fazem de tampas sem perda de qualidade?
O casal com sorte é uma sobrevivência. Não é tanto «eu não vivo sem ti» como «eu, sem ti, morria». Ou já tinha morrido. Ou já não quereria viver.
Um casal é uma confissão de insuficiências. Como as mulheres são provavelmente melhores do que os homens, há um desequilíbrio que urge enfrentar o mais depressa possível. A grande compositora e cantora Melanie (Safka-Schekeryk), apesar de dezenas de canções maravilhosas desde ao anos 60 até agora, teve o único grande êxito com «Brand New Key» no Natal de 1971, o ano em que a obra-prima Songs Of Love And Hate de Leonard Cohen, com arranjos geniais de Paul Buckmaster, roubou esse ano inteiro, com razão e alma.
Melanie, mulher, tinha um par de patins novinhos em folha (a panela, 90% da questão) mas o rapaz com que engraçava tinha uma chave igualmente novinha. Nas palavras imortais que mostram a relação de forças entre os seres femininos e masculinos:
«I’ve got a brand new pair of rollerskates/ You’ve got a brand new key/ I think we should get together/ And try them on to see»
O segredo dos casais é o fracasso das independências: é a interdependência, humilhante mas verdadeira, de precisar de quem se ama.
Miguel Esteves Cardoso, in 'Jornal Público (6 Fev 2016)'
(Título original do texto: 'O Casal Socorrido')

domingo, 30 de outubro de 2016

Leituras


Girl Reading on Bench Photographic Print

Espero que os meus filhos retirem tanto prazer dos livros como eu... Lá por casa a mais velha já soletra e o benjamim finge que lê. No bom caminho. Desde os dois anos da Loufuzinha que temos o ritual da leitura antes de dormirem.  Uma rotina que acalma e põe a imaginação a trabalhar.
Boas leituras!

sábado, 29 de outubro de 2016

Banho de imersão

Image result for relaxing bath

Um dos prazeres da vida... Arruinado pelo prazer supremo da maternidade. Desde que fui mãe que não consigo tomar um banho de imersão como deve de ser... Ou melhor, chego a preparar tudo, velas, sais, música de fundo, espuma e depois tenho que tomar o banho à pressa.
Este fim-de-semana, o caçula  resolveu que me ia fazer companhia enquanto tomava banho. Sem ninguém lhe pedir entrou pela casa de banho a dentro e quando dei por mim tinha o petiz a tentar entrar para dentro da banheira totalmente vestido...
Mãe sofre...
Bom dia!

Faltam as flores

Image result for flowers bouquet
 
Gosto de comprar flores para a minha Mãe e para mim... Ultimamente não há flores a alindar as nossas casas porque a florista que existia em frente do escritório fechou! Não pode ser... As rendas estão tão altas que o dito comércio tradicional está todo a fechar. Qualquer dia nem mercearias temos. Já faltou mais.
Bom dia, sem flores!


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Quem diria


Que eu aos 40 e tantos iria transformar a cabeleira em tons de caramelo doirado? Está tudo doido!
Boa sexta-feira...

Onde é que isto vai parar?




A Loufuzinha sabe ver as horas. Perguntou-me se conhecia o Michael Jackson Zombie que morreu por comer muitos remédios. Não gosta de brincar com bonecas mas quando crescer quer ser mãe solteira. Já não quer ser matemática, polícia e dentista porque não tem tempo para brincar. Talvez cientista se não lhe ocupar muito tempo. Continua maluca pelo R2D2.  Recebeu três prémios no colégio: inglês, chinês e de justiça e altruismo (por ajudar os que precisam).
 
O menino E. não gosta da escola mas vibra com o recreio e os amigos. Todos os dias pede para ficar em casa porque tem ranho e é “pecanino”. Quer ser o super-homem ou um chef de cozinha. Detesta pintar e adora carros, bombeiros e tiros. Está numa crise de fé e não entra em igrejas, só em templos do kung fu panda.
Estou arranjada! 

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

É impressão minha



Foto: El príncipe Andrés junto a sus dos hijas, Beatriz y Eugenia (Gtres)




Image result for york sisters


Ou as York parecem as irmãs más da Cinderela?!
Credo, estão de fugir...

Obrigada, Frank Underwood

 A tweet from @realDonaldTrump
A série "house of cards"" preparou-me para perceber os meandros da campanha eleitoral e as jogadas de bastidores nas eleições americanas.
Uma palavra: Nojo!
Nada é por acaso e a canalhice de parte a parte não tem limites... Degradante, baixa, nesta campanha vale tudo... A manipulação dos órgãos de comunicação social também é certa.
O jornal  New York Times reuniu e publicou os nomes de todas as pessoas, lugares e coisas que Donald Trump já insultou no Twitter desde que se declarou candidato à Presidência dos EUA. Tem graça e podem ver aqui.
Haja humor!

Sombras metalizadas


Image result for sombras metalizadas olhos outono 2016



Image result for sombras metalizadas olhos outono 2016

Para este Outono aposte nas sombras metalizadas para a noite. Estão na berra. avivam os olhos e prometem sucesso.
Boas saídas nocturnas!

Loufuzinha Detective

Image result for lupa

Há uns tempo a Loufuzinha, 'recebeu' da fada dos dentes uma régua do Snoppy com formas geométricas.
Esta semana chegou a casa a dizer-me que uma das amigas lhe tinha roubado a régua do snoopy mas que a tinha recuperado. Qual não foi o meu espanto ao olhar para a régua e vê-la com uma etiqueta com o nome da amiga... Expliquei-lhe que podia ser uma régua igual à dela. "Não, claro que não podia!"
Aqui fica a explicação:
"Eu olhei para a boca dela, não lhe tinha caído nenhum dente, estavam lá todos, como é que a fada dos dentes lhe podia ter trazido uma régua do snoopy?! Só pode ser a minha... "
Contra a lógica não há argumento!

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

A devorar

Image result for a verdade sobre o caso harry quebert

Noutros tempos poderia ler facilmente este livro em 3 dias... Com o sono actual devo demorar cerca de 2 semanas. Convencida de ter desvendado o mistério, estou a adorar.
Boas leituras!

Quarta-feira ♥


Image result for love wednesday

Porque é o dia em vamos buscar os batatinhas à escola... Porque janto com os meus pais e ponho a conversa em dia, as gargalhadas são mais que muitas e lavam a alma.
Deliciosa quarta-feira!

Gosto

Image result for Babu Toothpick Guru


Image result for Roll over image to zoom in Oiladdin Oil Pourer & Stopper
Perco-me por utensilios divertidos de cozinha.
Bom dia!

Final feliz

Image result for final feliz

Ontem foi um dia feliz lá por casa.  O irmão da nossa empregada, foi libertado ao fim de 4 anos sequestrado por piratas da Somália.
 
Para sobreviverem à fome, os 26 marinheiros comiam o que fosse preciso, incluindo ratos.
Os marinheiros são originários da China, Filipinas, Camboja, Indonésia, Vietname e Tailândia. Quando navegavam no navio “FV Naham 3”, a sul de Seychelles, um grupo de piratas capturou-os. O capitão da embarcação foi morto durante a captura, segundo a organização não-governamental “Oceans Beyond Piracy”, citada pela BBC.
 
Há vidas que são de filme e este teve um final feliz.
 
Para ler mais aqui. Bom dia!

Crutons

Homemade Garlic Croutons
Adicionar legenda
Uma boa forma de aproveitar o pão que sobra, é fazer crutons em casa. Só precisamos de cortar o pão em cubos, misturar com azeite, manteiga (pouca), alho, ervas aromáticas a gosto, um tabuleiro, papel vegetal e meter no forno durante cerca de 25 mn.
Deliciosos e estaladiços aguentam dentro de um frasco cerca de uma semana. Como Macau é quente húmido coloco tudo no frigorifico... Ligam lindamente com saladas e sopas.
Bom dia!


terça-feira, 25 de outubro de 2016

Someday he'll come along, the man I love
And he'll be big and strong, the man I love
And when he comes my way
I'll do my best to make him stay

She'll look at him and smile,
He'll understand
And in a little while he'll take her hand
And though it seems absurd
I know we both won't say a word

Maybe you will meet him Sunday
Maybe Monday, maybe not
Still I'm sure to meet him one day
Maybe Tuesday will be my good news day

You'll build a little home, just meant for two
From which I'll never roam, who would, would you?
And so all else above she's waiting for
The man she loves

Maybe I will meet him Sunday
Maybe Monday, maybe not
Still I'm sure you'll meet him one day
Maybe Tuesday will be your good news day

We'll build a little home, just meant for two
From which you'll never roam, who would, would you?
And so all else above I'm waiting for
The man she loves (I love)

Pasteleiros?

Image result for assorted muffins

Os meus ricos babatinhas adoram cozinhar. Arregaçam as mangas, lavam as mãos, vão buscar os aventais, as colheres de pau e das suas mãos, com alguma orientação, saem bolachas recortadas e queques.
Sempre usei a cozinha como terapia, dá-me um enorme gosto ouvir as gargalhadas infantis e ver  narizes enfarinhados.
No dia de tufão pusemos mão à obra e fizemos 40 muffins, de chocolate e mirtilos, para a venda do colégio. Ficaram lindos e saborosos.
Bom dia!

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Obrigada Haima

Image result for tufao macau haima

O Tufão de sexta-feira retemperou-me!

Magnifique!



Uma querida amiga, ao saber-me saudosa de cores de Outono mandou-me estas fabulosas fotografias de Montreal.
Ao olhar para as fotografias consegui sentir o crocante das folhas, ouvi os gritos de alegria dos meus filhos a saltar das montanhas de folhas e senti frio nas bochechas.  Apeteceu-me um chá quente com scones no regresso a casa.
Diz que faz frio, como a sei bem, duvido que tenha saudades do Outubro em Macau. Uma vida de aventura!
Obrigada, querida R.!

sábado, 22 de outubro de 2016

Quando eu for pequeno, mãe,
quero ouvir de novo a tua voz
na campânula de som dos meus dias
inquietos, apressados, fustigados pelo medo.
Subirás comigo as ruas íngremes
com a certeza dócil de que só o empedrado
e o cansaço da subida
me entregarão ao sossego do sono.

Quando eu for pequeno, mãe,
os teus olhos voltarão a ver
nem que seja o fio do destino
desenhado por uma estrela cadente
no cetim azul das tardes
sobre a baía dos veleiros imaginados.

Quando eu for pequeno, mãe,
nenhum de nós falará da morte,
a não ser para confirmarmos
que ela só vem quando a chamamos
e que os animais fazem um círculo
para sabermos de antemão que vai chegar.

Quando eu for pequeno, mãe,
trarei as papoilas e os búzios
para a tua mesa de tricotar encontros,
e então ficaremos debaixo de um alpendre
a ouvir uma banda a tocar
enquanto o pai ao longe nos acena,
lenço branco na mão com as iniciais bordadas,
anunciando que vai voltar porque eu sou
                                                       [pequeno
e a orfandade até nos olhos deixa marcas.

José Jorge Letria, in "O Livro Branco da Melancolia

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Nada a dizer...

Image result for country landscape black and white
Ando exausta, sempre a correr, sem tempo para me coçar e nada de muito relevante para dizer. Podia escrever  mas ando sem vontade.
Ultimamente tenho saudades das cores amarelas do Outono, do sabor das castanhas assadas, de estradas sem fim e de ver campo.  A paisagem urbana também cansa.
Volto quando me apetecer escrever.
Bom final de semana.


segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Saltos

Image result for ecco shape modern
Devia estar a alucinar quando comprei estes saltos tão altos. Vou dar o beneficio da duvida e experimentar... Supostamente são confortaveis. A ver vamos.
Bom dia!

domingo, 16 de outubro de 2016

Óleo de rosa mosqueta

Image result for rosa mosqueta oleo

Dizem que tira as machas e as rugas da pele. Acho que é um bom hidratante para a noite.
Bom dia!

sábado, 15 de outubro de 2016

Decoração da época

Image result for halloween home decor

Depois de ser mãe passei a adorar decorar a casa para os eventos. Varro tudo: natal, páscoa, ano lunar, halloween, carnaval... Também aproveito para fazere pratos relacionados com a época...
Escusado será dizer que os batatinhas vibram. Ajudam, dão palpites e escolhem. 
Até ao fim do mês vamos ter a casa decorada de abóboras, morcegos, caveiras, tudo em tons laranja e preto.
Bom dia, alegria! 

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

E vão 4 dentes!

Tenho que treinar a minha Loufuzinha para cantar esta música natalicia na consoada. Não tem dentes à frente e fala à "sopinha de massa".
Ontem caiu-lhe o quarto dente, foi um fartote lá por casa. Agradecemos muito não ter engolido o dente (como já lhe aconteceu). As patuscas das fadas trouxeram-;he mais um presentinho e hoje estava contente, sorridente e desdentada!
Bom fim-de-semana.
 
 
 



Bom dia!

Gelado de Iogurte

Image result for frozen yogurt


Estou fã. Bom fim-de-semana!

quarta-feira, 12 de outubro de 2016


Compota de diospiro

Image result for compota de diospiro


Gosto tanto de diospiro que se pudesse comia-os durante todo o ano. No próximo fim-de-semana vou dedicar-me a fazer compota.
Bom dia!

terça-feira, 11 de outubro de 2016

O Dia Internacional da Menina/ "International Day of the Girl Child"

Girls Education
(http://www.savethechildren.org/site/c.8rKLIXMGIpI4E/b.6196511/k.846C/Girls_Education.htm)
Porque ainda hoje não há igualdade de direitos entre raparigas e rapazes, é preciso fazer um esforço educacional e promover a igualdade entre os sexos.
Já fiz o meu donativo para um mundo melhor. Tenho esperança de que daqui a 100 anos deixe de existir discriminação sexual, racial e social.
Até logo!

Arromba

Image result for hangover dog
Foi um fim-de-semana de arromba, com direito a espetáculo, ceia, exposição, festas, ida ao parque... Estou que nem posso. Pelo meio ainda levei o cão Carlitos ao corte de cabelo outonal.
Sobre o regabofe. Recomendo vivamente a exposição "world press photo", na Casa Garden.
Os Stomp que, ouvi pela terceira vez, continuam a surpreender. Os batatinhas vibraram e até me pediram para os deixar saltar para o palco.
Bom dia!  

domingo, 9 de outubro de 2016

Apesar das ruínas e da morte,
Onde sempre acabou cada ilusão,
A força dos meus sonhos é tão forte,
Que de tudo renasce a exaltação
E nunca as minhas mãos ficam vazias.

Sophia de Mello Breyner Andresen, in 'Antologia Poética'  

sábado, 8 de outubro de 2016

Parou!

Image result for new born


Não me mandem mais fotografias de recém-nascidos que me apetece ter logo mais 3 ou 4...
Não ter filhos com fraldas lá por casa dá nisto. E ainda não durmo uma noite seguida. Falta-me o cheiro a leite e de os sentir dormir ao colo.
Raio das hormonas!

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Bom fim-de-semana comprido!


Helena Sacadura Cabral

Image result for helena sacadura cabral jornal expresso
Adorei a entrevista da Helena Sacadura Cabral ao jornal expresso da semana passada. Sem papas na língua, alguma mágoa, com 81 anos esta senhora é um furacão que transborda alegria de viver* . Quase lhe consegui ouvir as gargalhadas. A não perder.

* apenas comparável à joie de vivre minha querida mãe.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Eixo do mal

Image result for eixo do mal sic

Estou viciada... Para ouvir aqui.

Dar ao pedal

Image result for  bicycle kids all posters

Espera-me um serão a empurrar quem dá ao pedal... Ai as minhas cruzes!
Até amanhã!

Tenham dó

Image result for queque

 
 Só um à parte, haja algum decoro, uma Carla não pode ser mãe de um Sebastião!
Chegou-se a um ponto em que as Andreias falam à queque, os nascidos na Amadora acham-se a fina flor e as Carlas têm filhos com nomes pomposos.
Onde estão os limites? É que qualquer dia temos as Elisabetes a dar lições de etiqueta... Ui ui, parece que há uma Elisabete a escrever sobre temática.
Tira-me do sério. Bom dia! 

Saber envelhecer

Image result for audrey hepburn with 40 years old
Image result for China Machado 50 years old


Image result for lauren bacall 50 years old
Há uns tempos, fui acompanhar a minha querida Mãe a uma consulta de dermatologia, aqui no burgo. A páginas tantas, sem eu pedir nada foi-me aconselhado um tratamento anti-envelhecimento de vitaminas e botox... Está visto que devo mudar de lentes e capacitar-me que, aos quarenta e poucos, estou um caco!
Isto fez-me voltar a repensar sobre o envelhecimento. Obviamente que me cuido, uso cremes, pinto o cabelo, tento ter uma boa alimentação, faço exercicio e exfoliações/ limpezas à pele mas tudo na base dos tratamentos sem facas e agulhas  (o tal chamado não invasivo?!) mas não me assustam as rugas nem o enevelhecimento, faz parte da continuidade da vida.
Só de pensar que daqui a uns anos posso estar com a cara toda esticadinha, sem uma ruga mas cheia de artroses me faz confusão... Em giria: não bater o cu com as calças!
Como dizia Henri Amiel, "saber envelhecer é a obra-prima da sabedoria e uma das mais difíceis tarefas na grande arte de viver".
Bom dia!
 



 

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Divinal

Image result for tosta com guacamole e ovo escalfado

Tosta de guacamole com ovo escalfado: fácil, rápida e deliciosa...
Ideal para uma refeição tardia, como a de ontem.
Bom apetite!

14 anos

Image result for james stewart romantic
A ver se esta semana conseguimos comemorar a dois...

terça-feira, 4 de outubro de 2016

E o dia começa bem

Image result for wake up smiling

Adoro quando acordo os meus batatinhas e eles começam o dia a rir e a sorrir.
É meio caminho para o dia correr bem!
Bom dia.

domingo, 2 de outubro de 2016

Poluição

Image result for nespresso capsulas poluicao

Devemos pensar no futuro do nosso planeta antes de usarmos guardanapos, sacos, talheres, copos, as cápsulas de café e outras coisas descartáveis.
Em 2013, foram produzidas 8 milhões de cápsulas descartáveis e o número de cápsulas descartadas já era suficiente para dar a volta ao mundo 11 vezes... A sua reciclagem exige tanto trabalho que se vão amontoando pelo mundo fora.
Bom dia!