quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Wartime Macau, Under the Japanese Shadow


 
Vai ser lançado amanhã, na livraria poruguesa, um livro sobre o impacto da II Guerra Mundial em Macau, escrito com a colaboração de João Botas, do Blogue Macau Antigo.
Sigo o blogue Macau Antigo há alguns anos, aborda a a história de Macau de maneira muito interessante e nada maçadora.
Apesar da neutralidade de Macau, a guerra com o Japão, foi um momento traumático para muitas famílias (incluindo a minha), os bens estavam raccionados, havia muita fome e as pessoas temiam a ocupação japonesa. Lembro-me de um relato sobre a sopa dos pobres, quando chegou a vez de uma amiga da minha avó ser servida, viu com horror que, o caldo era composto por mãos, braços e pés humanos.
Com medo de ser roubada, a minha bisavó dormia com a chave da despensa ao pescoço. Depois da guerra, continuou a esconder as sobras da comida, dentro de um bule, por baixo da sua cama. Entretanto, o meu Pai, ainda bebé, por montes e vales, montado num burro, ao colo da Mãe (minha avó) fugia dos japoneses, até chegar em segurança a Macau.
A história da minha família dava um filme...
Vou comprar o livro e recomendo!
Bom dia.
 
 
 
 

1 comentário:

Pedro Coimbra disse...

Também é um dos blogues que sigo.
Muito bom.