quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Oh céus?!

Image result for angel cartoon baby


A minha Loufuzinha peguntou-me se pode dizer "oh céus" em vez das proibidas expressões "fogo" e "éh pá"...
Perguntei-lhe onde tinha aprendido, respondeu que tinha sido na missa, enquanto elevava os braços em direcção ao divino.
Temos beata!

De popular a popularucho

Recebo, com alguma apreensão, a notícia de que o querido Paulo Portas não se vai recandidatar à liderança do PP.
O único lider bem vestido, com pinta, cheio de chá e charme deixa a política? Qualquer trapinho lhe cai bem, é o blazer, o polo, a samarra, a boina, etc, etc, etc.
Isto vai dar numa crise política. Só pode! Abrindo as hostilidades a que um magote de possidónios tenham a pretensão de o substituir. Pelo amor à santa! Óh Helena, faça qualquer coisa, demova o piqueno desta decisão tão irrevogável...
Bom dia.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Delicioso


Podia ter sido eu...

Uma semana antes do Natal.
Num malfadado restaurante italiano em Khao Lac, a comer um T-bone, com os meus queridos filhos e bolhão.
Na altura em que estava a preparar-me para engolir ainda pensei "não devia, está muito duro".  Resultado, engasguei-me, o bife não subia nem descia, tentei tossir, nada, levantei-me porque estava com falta de ar,  valeu-me o bolhão que ao ver-me gesticular com violência percebeu que alguma coisa estava errada e me salvou a vida.
Feita a manobra de Heimlich, voltei a respirar. Chorei de alegria, de nervoso. Num momento estamos bem, no outro a finar-nos.
O que pensei nesses segundos que duraram horas? Não cheguei a fazer retrospectiva, só que ia morrer asfixiada, ninguém me ia conseguir fazer uma traqueostomia.
Foi a segunda vez que a morte me passou ao lado e tal como da primeira vez pensei, é isto o fim.
Viva a vida!


segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Nostalgia pós férias...

Grandes pescarias com o Pai.
Passeios na piscina e a condizer com o avô.

De volta

Image result for sands by katathani beach




Passamos uns dias maravilhosos. Estivemos em Bangkok e rumamos a Khao Lak.
Nada se compara a uns dias de praia, com mergulhos nas ondas, a apanhar peixes nas rochas e recheados de construções na areia.
Os batatinhas estavam nas 7 quintas. Cheios de apetite e sempre a rir.
Depois de voltarmos ainda tivemos tempo para gozar o natal. Este ano fiz tudo. Bacalhau, perú, rabanadas, farófias e mousse de chocolate para os petizes.
Hoje tive de voltar à labuta e ando a suspirar, ai, vida!
Bom dia...


 

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Cartões de Natal

Gosto de mandar cartões de natal e de ano novo lunar. Todos os anos mando uns quantos.
Há cerca de uma semana a Loufuzinha pediu para escrever cartões para os colegas da sala de aulas. Pusemos mãos à obra e, sem vacilar, escreveu 24 cartões, incluindo os das professoras.
Já diz o ditado, "quem sai aos seus não degenera" (ou será de Genebra?).
Bom dia!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Kamicoeur




Unpredictable Fine Jewlery

Gosto, da nova marca de joalharia portuguesa. A joalheira é uma criativa designer que viveu alguns anos em Macau
Podem ver as peças aqui: http://kamicoeur.tumblr.com/
Boas compras!

Hábitos de leitura

No Colégio da Loufuzinha esta é a semana dedicada ao livro, "book week". Fazem muitas actividades relacionadas com livros (parada, jogos, leituras, etc). Os miudos adoram esta exclente ideia de promover a leitura.
Hoje foi o dia em que o Bolhão foi ler um conto à sala da Loufuzinha. Gostaram tanto que acabou por ler as histórias da Cinderela e do Pinóquio (não estava nos planos). Era ver a Loufuzinha com os olhos a brilhar.
A Loufuzinha já adorava as duas histórias e os amigos ficaram a conhecer a versão fabulosa, bilingue, que o jornal expresso ofereceu há alguns anos atrás (contos tradicionais) e que nós lemos aos nossos batatinhas.
O hábito da leitura tem de ser cultivado. Os nossos filhos adoram ouvir-nos a ler livros. Mesmo que não percebam é bom ter o ritual de lhes ler antes de dormirem. Até o bebé E. me traz livros quando chega a hora de ir para a cama.
Todas as semanas a Loufuzinha requisita um livro da biblioteca do colégio. Orgulhosa mostra-nos a sua escolha, lemos o livro e debatemos a história.
Bom dia!

Detalhes que fazem a diferença

Image result for farófias tumblr

O doce preferido do meu querido Pai (que não gosta nada de doces), farófias,  fica muito melhor no forno... Testei anteontem a receita que tirei daqui.
A repetir.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Férias, quase aí

Se me vejo assim de pernas esticadas, com o meu bolhão, numa praia paradisiaca, cabelos ao vento, sol q.b. e areia fininha, até penso que é mentira...
 
Querias...
 
Há 5 anos que não me deito numa espreguiçadeira. Praia e filhos significa muitos castelos de areia, costas bronzeadas, mergulhos barulhentos e muitas gargalhadas.
 
Está quase... Bom dia!

Chuva e frio


Image result for Cold outside tumblr


Só dá vontade de ficar em casa no quentinho, a dormitar e a vegetar...
Bom dia!
 

Triste infertilidade


Image result for infertilidade
Muito triste a notícia sobre o cancelamento do apoio a residentes inférteis...
Os nossos Serviços de Saúde não fazem tratamentos de reprodução  assistida (deviamos seguir o exemplo de HK e ter um serviço de ponta, mas não) o que obriga os residentes a recorrer a outros locais (Hong Kong, Tailândia, Cantão, etc).
Há uns anos ia-se a uma consulta de infertildade no hospital e a avaliação demorava meses (senão anos) a fio. Muitas das vezes quando se chegava à conclusão de que o casal precisava de tratamento esse já tinha atingido uma idade em que já nem valia a pena fazer o tratamento.
Quando concluiam que precisava de ajuda, enviavam os doente para Hong Kong e aí começavam o tratamento penoso, fisica e emocionalmente desgastante. Felizmente, os casos eram monotorizados parcialmente no nosso hospital, evitando idas desnecessárias a HK.
Muitas das vezes os doentes acabavam por fazer os tratamentos em Hong Kong pagos pelo seu bolso.
Neste momento, os doentes que não tiverem meios financeiros podem desistir de um dia poderem vir a ser pais pois a infertilidade (que é uma doença gravissima) não é uma prioridade os nossos serviços de saúde...
Se o sistema antigo era mau, o novo é de bradar... Lamentável!

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Dia da Mãe


Um dia muito feliz para todas as Mães (incluindo moi même), e em especial para a minha, a Mãe mais querida da Galáxia.
Bom feriado!

sábado, 5 de dezembro de 2015

Um texto tocante

Tocou-me muito, este texto do Pediatra Mário Cordeiro, sobre as pessoas que já partiram mas deixam saudade. Talvez esteja a ficar velha e perceba agora que infelizmente todos vamos partir.
Em especial a frase final que cita, da “Paixão segundo São João”, de Bach.
"Talvez o fim não seja o fim e ainda
haja mais qualquer coisa além do fim.
Talvez ao fim da noite que não finda
haja um dia sorrindo para mim."
 
Talvez.
 
Bom dia!
 

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

D. Casmurro


Image result for olheiras panda

O título do livro, de Machado de Assis, assenta que nem uma luva ao benjamim lá de casa... Está há 5 dias de molho, com febres altissimas,atacado por uma amigdalite e a precisar urgentemente de antibiótico. Tanto fez para não o tomar (esperneou, gritou, cuspiu, vomitou e pontapeou) que hoje teve de levar um injecção de penincilina.
Escusado será dizer que lá por casa não dormimos há 5 dias.  Parecemos uns pandas olheirentos, tolhidos de preocupação...
Pais sofrem!
Bom dia...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

"Sonhe com o que você quiser. Vá para onde você queira ir.
Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida
e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades
para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E
esperança suficiente para fazê-la feliz."
Clarice Lispector

Sent'Aqui

Adoro as cadeiras exclusivas do Sent'aqui.
A artesã é Mãe de uma querida amiga de Macau, com igual jeito para a bricolage. Os padrões são lindos e muito portugueses e só tenho pena de não estarem à venda por estas bandas.
Se está em Lisboa, não perca, no dia 6/12, o mercado do CCB. Dá um passeio, despacha os presentes de Natal e quem sabe se não compra uma cadeira unica, sem hipótese de encontrar uma igual à sua na casa dos seus amigos.
Bom dia!