sábado, 31 de outubro de 2015

Romã

 
Image result for romã

Há lá fruta mais bonita que a romã? O problema são as irritantes grainhas/ caroços que abomino e me fazem evitar usar em sobremesas e saladas, fazendo lembrar o ditado, actual, não há bela sem senão...
Tentei fazer geleia de romã, o resultado foi desastroso. O que fazer às romãs?
Bom dia!

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Medo...

Image result for halloween pumpkin


Durante a semana decoramos as assustadoras abóboras. Neste momentos os meus bruxinhos andam deliciados a  pregar "sustos" às pessoas...
Há tradições que pouco nos dizem mas adoptamos por causa dos petizes.
Feliz Halloween!
 

Porque hoje é sexta-feira

Bom fim-de-semana!

O pesadelo de Lara Flyn Boyle


É talvez dos mais gritantes exemplos do mal que podem correr os retoques cirúrgicos.
Uma piquena mete um botox, depois endireita o nariz, vai por aí fora plástica atrás de plástica, a tentar corrigir uma que correu mal e fica sem rugas, irreconhecível e totalmente deprimida.
Pobre Lara Flyn Boyle que era tão gira e continuaria a ser gira com algumas rugas mas, na busca da eterna juventude, teve muito azar e deram-lhe cabo da cara.
Venham as rugas e os sinais da idade, safa...
Bom dia!

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Em preparação



Já estou a mentalizar-me para os gritos e os pulos de felicidade...
Oxalá não nos espere uma multidão. Até logo!

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Saudades

Os Pais queridos foram fazer umas grandes férias. Lá por casa estamos tolhidos de saudades dos Pais/ Avós e também sentimos falta da nossa rotina. Eu mais que todos pois, apesar de adulta, continuo a ser filha...
Falta-nos as gargalhadas da ML., os abraços do P., as nossas conversas, os piqueniques de fruta, as brincadeiras, o faz de conta e as guloseimas, as canções, os jantares de quinta e sexta-feira e as idas à piscina.
Já chega, voltem!  

Paris, ici?

Parece que sim... Num género do mundo dos pequenitos?!
Contado, ninguém acredita...
Haja alegria, bom dia!

Adeus enchidos

Image result for lentilhas com espinafres
Não percebo o espanto, ficou tudo escandalizado com o aviso da OMS sobre o consumo de carnes processadas causarem cancro.
Todos devíamos saber que os alimentos processados fazem mal. De um modo geral os alimentos processados (não só as carnes) têm baixíssima quantidade de bons nutrientes, e enorme quantidade de calorias. Também possuem ingredientes artificiais que podem ser tóxicos ao organismo. Outra das desvantagens é não sabermos ao certo a sua composição. Por outro lado estão carregados de sal.
Têm a vantagem da economia de tempo e de serem baratos, tendo como reverso não serem saudáveis. À semelhança da fast food e das refeições prontas congeladas e enlatadas, têm que ser consumidas com moderação...
Image result for frittata de courgette
Nesse espírito de equilíbrio alimentar, tentamos fazer mais refeições sem carne lá por casa. Já aqui disse que estou fã de lentilhas com espinafres mas também adoramos frittata de courgette, ovos esclafados com batonetes de courgette ou molho de tomate, salada de beringela com feta, lasanha vegetariana, entre outros…
Os pobre miúdos torcem por vezes o nariz a estas inovações mas vão-se habituando. Adoram os dois brócolos e couve flor por isso não é difícil não comerem carne a todas as refeições…
Escusado será dizer que, vibram com chouriço e carnes frias!
Despeço-me recordando a frase do meu Avô Ismael: Pelo mal que me faz, pelo bem que me sabe.
Ah, pois é! Bom dia…

 
"Fiz ontem as contas e foram mais de trinta mil os dias em que adormecemos e acordámos juntos, na cama onde agora te escrevo e de onde espero sair para ir de novo até ti. Trinta mil dias a olhar-te dormir, a saber o frio ou o calor do teu corpo, a perceber o que te doía por dentro, a amar cada ruga a mais que ia aparecendo. Trinta mil dias de eu e tu, desta casa que um dia dissemos que seria a nossa (que será de uma casa que nos conhece tão bem quando já aqui não estivermos para a ocupar?), das dificuldades e dos anseios, dos nossos meninos a correr pelo corredor, da saudade de nos sabermos sempre a caminho de sermos só nós. Trinta mil dias em que tudo mudou e nada nos mudou, das tuas lágrimas tão bonitas e tão tristes, das poucas vezes em que a vida nos obrigou a separar (e bastava uma tarde longe de ti para nem a casa nem a vida continuarem iguais). Trinta mil dias, minha velha resmungona e adorável. Eu e tu e o mundo, e todos os velhos que um dia conhecemos já se foram com a velhice. Nós ainda aqui estamos, trinta mil dias depois, juntos como sempre. Juntos para sempre. Trinta mil dias em que desaprendi tanta coisa, meu amor. Menos a amar-te."

----------------------------
in "Prometo falhar", de Pedro Chagas Freitas,

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Serão de bricolage

Ontem à noite fizemos recortes e areias para a professora preferida da Loufuzinha...

Rendida


MARIELE

Tenho veia de Imelda Marcos, adoro e vibro com sapatos! Ultimamente tenho tido azar na escolha, todos me magoam...
A recomendação de uma amiga, resolvi passar por uma loja de marca de sapatos classificados como "calçado confortável". No passado nem me passaria pela cabeça pois esse tipo de sapatos parece ortopédico, é caro e geralmente feio que doi...
Pela boca morre o peixe, parece que estou mesmo rendida aos sapatos clássicos/ confortáveis (fechados e de salto para trabalhar) pois são normalissimos, não magoam e são mesmo confortaveis, tornando fácil o andar.
Agora é esperar pelos saldos para fazer umas quantas compras!
 

E ao quinto dia...

Image result for cute crying toddler
O meu mais novo decidiu que afinal não gosta da crèche, aliás detesta a escola, a bata, a ida de carro, tudo! Desde segunda-feira que deixou ciente que não é pera doce... Chora, berra, amua e vomita para cima de tudo o que esteja ao seu alcance...Cuidado que vem aí o bebé E.!
Fico de tal maneira com o coração partido que agora quem o vai levar é o pai...
Até logo!
 
Bom dia!

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

FDS de arromba...

 
O fim-de-semana teve tanto de bom como de estafante.
3 tatuagens, muitos bailaricos, póneis, castelos, lambarices, 2 pinturas faciais, corridas, gincanas, saltos, decorações de Halloween.
Ainda conseguimos jantar fora a duas vezes.
Para quem ainda não foi, recomendo vivamente a semana gastronómica do Clube Militar. Até 31/10 os “chefs” Miguel Castro e Silva e Gonçalo Ribeiro, dirigem a cozinha. Vale a pena.
Bom dia!

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Finalmente, Lusofonia!



Chegou o momento, deste Outono,  mais ansiado pela Loufuzinha...
Lá por casa só se fala em castelos, poneis, barraquinhas e tatuagens.
Bom fim-de-semana!

Já ninguém morre de amor



 

"Já ninguém morre de amor, eu uma vez andei lá perto, estive mesmo quase, era um tempo de humores bem sacudidos, depressões sincopadas, bem graves, minha querida, mas afinal não morri, como se vê, ah, não, passava o tempo a ouvir deus e música de jazz, emagreci bastante, mas safei-me à justa, oh yes, ah, sim, pela noite dentro, minha querida. a gente sopra e não atina, há um aperto no coração, uma tensão no clarinete e tão desgraçado o que senti, mas realmente, mas realmente eu nunca tive jeito, ah, não, eu nunca tive queda para kamikaze, é tudo uma questão de swing, de swing, minha querida, saber sair a tempo, saber sair, é claro, mas saber, e eu não me arrependi, minha querida, ah, não, ah, sim. há ritmos na rua que vêm de casa em casa, ao acender das luzes, uma aqui, outra ali. mas pode ser que o vendaval um qualquer dia venha no lusco-fusco da canção parar à minha casa, o que eu nunca pedi, ah, não, manda calar a gente, minha querida, toda a gente do bairro, e então murmurarei, a ver fugir a escala do clarinete: — morrer ou não morrer, darling, ah, sim."
Vasco Graça Moura in Antologia dos Sessenta Anos

Intelectualidade

Muito bom!
"Play It Again, Sam"

quinta-feira, 22 de outubro de 2015


Uma americana quis incluir no seu retrato de família os bebés que perdeu em cinco abortos espontâneos.
Como a compreendo!
Bom dia...

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Lugares comuns

 

Irrita-me perceber que afinal não sou tão original ou reflectiva, como julguei outrora... Quantas vezes temos um pensamento, uma teoria, queremos publicar, fazemos uma busca e aqui está, afinal era um lugar comum, não inovei, não descobri a pólvora e pior, sou um comum mortal, igualzinho a tantos outros...
Bom dia!
 
 
 

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Três boas novas


Um dia cheio!
Bom feriado...

Run baby run



Como abomino, detesto, odeio, desadoro e arrenego correr!
Só o faço por dois motivos: para os abdominais e a ginástica localizada surtirem algum efeito (e por isso corro só 15 mn, tipo aquecimento),  porque mesmo esses pouco minutos me fazem sentir menos ansiosa, surtindo o efeito "anger management"...
Bom dia!

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Pedagogia Zero

Se for bom aluno e enverdar pelo ensino universitário, o Bebé E. tem só mais 21 anos de aulas pela frente.
Desculpem, só de pensar nisso estou a ficar agoniada...
Pobres crianças!

Creche



Ao contrário do que seria de esperar, no primeiro dia de crèche, o Bebé E., ficou bem, a rir e quando o fui buscar ficou contente por me ver mas não queria voltar para casa.
Viver a vida um dia de cada vez, a ver vamos como corre amanhã.
Bom dia!

Treeplets - Macau Architecture Promenade



Muito giro, vale a pena ir ver, na Avenida da Universidade, em Macau...
Bom dia!

domingo, 18 de outubro de 2015

Não te demores

Ainda bem que não te demoras mais, querido... Corrias o risco de nos habituarmos a uma rotina sem ti!

sábado, 17 de outubro de 2015



Bom fim-de-semana!

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Deliciosa




Image result for iogurte grego com frutos vermelhos  mel e nozesAdoro esta receita, tão simples e quase light...


Coragem e determinação



Qian Hongyan from Yunnan, pictured aged 10, lost her legs in 2000 after a car accident that nearly took her life





qian


Em 2000, quando tinha apenas quatro anos, Qian Hongyan perdeu as duas pernas num acidente de carro na Província de Yunnan, na China.
Filha de uma família pobre, tinha poucas condições de conseguir assistência e teve de lidar com o improviso para poder deslocar-se. Impossibilitado de comprar próteses para a filha, o pai de Qian improvisou uma bola de basquete, que passou a servir-lhe de apoio, evitando que seu corpo tocasse o solo diretamente.
Sobre a história desta criança tão corajosa e lutadora podem ler mais aqui.
Certo é que com 20 anos é uma atleta consagrada... Um exemplo!
  

Casa cheia!

Para acabar a semana, nada melhor do que ter a casa cheia... Ontem tive amigas a almoçar e a Loufuzinha e o bebé E., convidaram amigas para lanchar.
Bem bom!

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Viva a vida!



A minha sogra fez ontem anos.
O segundo aniversário que comemora depois de um AVC. 
Infelizmente teve que aprender a viver com limitações, todos os dias avança mais um bocadinho.
Felizmente sobreviveu ao AVC.
Muitos parabéns por continuar a ser uma lutadora. Viva a vida!
Despeço-me com um poema.

"Apesar das ruínas e da morte,
Onde sempre acabou cada ilusão,
A força dos meus sonhos é tão forte,
Que de tudo renasce a exaltação
E nunca as minhas mãos ficam vazias. "

Sophia de Mello Breyner Andresen, in 'Antologia Poética'  

E se fosse seu filho?

Crua realidade. Ver os nossos filhos nas crianças em risco e sofrimento.
Bom dia!

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Não é nevoeiro



 
É poluição... O dia está bonito e estaria céu azul se não houvessem tantas particulas nocivas a voar...
A qualidade do ar é insalubre, diz a página dos serviços metereológicos, apresentando como simbolo um smile amarelo (smo devia ser cinzento ou preto com falta de ar)...
O ar está insalubre, "doentio; não salubre."
 Medidas contra a poluição são necessárias. Boa noite...

Isto está bonito!

Image result for kiss baby boy tumblr


 O bebé E.,  aprendeu a dar beijinhos e agora dá beijos em tudo, no ar, em mim e em quem apanhar a jeito, nos baloiços, no pote, na tv, no cão... Estou feita ao bife, tenho um pinga amor em casa!
Image result for girl talking to the phone tumblr

A Loufuzinha aprendeu a telefonar-me (sabe o número de cor) e agora recebo, em média, desde que chega a casa do colégio  até eu acabar de trabalhar, 5 telefonemas a perguntar se já estou a voltar para casa...
 
Uma alegria!

terça-feira, 13 de outubro de 2015

40

Tal e qual...

sábado, 10 de outubro de 2015

Bons garfos!


Image result for gastronomia portuguesa 



Image result for china dim sum


 Nunca vi crianças que gostem tanto de comer como os meus "piquenos". Gostam de tudo. Comida vegetariana, japonesa, italiana, indiana, coreana, espanhola, no Sri Lanka era ver o bebé E. de boca aberta para provar caril...
Vibram de tal maneira com a culinária chinesa (dim sum, hot pot, à moda de Xangai, etc)  que instituí um jantar semanal para a Loufuzinha  poder levar char siu (carne de porco) no dia seguinte na lancheira.
Da gastronomia portuguesa marcha tudo, enchidos, sardinhas, feijoada, bacalhau, cozido, polvo e afins, torcendo os dois o nariz às pobres azeitonas e aos doces conventuais...
Umas debulhadoras!