quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Quando rever é reviver


Olhando para a minha querida filha, prestes a comemorar o seu primeiro ano de vida, lembro-me da minha própria infância, despreocupada e feliz.

Baloiços, festas, coroas, risos, recreio com uma grande árvore no jardim, marchas populares, restaurante Macau, os Avós, YSL, Pais sorridentes aos beijinhos, André e uma boneca ruiva, primos, sumo de laranja natural para sobremesa, jardins do casino de Estoril, panelão no Valbom, boquilhas, Sky de ouro, praia da Conceição, safaris, Guincho, Ursa, Benidorm, joalharia, três meses de férias, bicicleta, hotel Tivoli, Banzão, guten abend, gute nacht, figos, bombocas, Sebastião, cinema Tivoli, natação, canja com amendoim, gira-discos, come a papa, Joe Dassin, Brel, Ray Charles, Kreisler, bossa nova, ópera de libreto, um casamento em Seteais, Paris, as primeiras amigas, santini, aikido, elástico, lenço, apanhada, noites de pizza e chow mein, carrascal, coliseu, Dallas e balada de hill street, carnaval, Macau/ Cantão, cortes de cabelo na banheira a comer chupas, o cheiro dos armários da avó e os seus passos no corredor, muitas noivas, SG filtro, lãs que picam, perneiras, a casa nova, torradas e ducheses no carrossel, Verão em Itália, sessões de cinema matinais, passeios de barco no campo-pequeno e línguas da sogra, Setúbal, Bola e Booguie, carros de corrida, Mariquita Pérez, francês, pinturas no jardim, matemática dominical, conchas e búzios, mercadinho, Tv rural, Biscaia, bolbos, Vasco Granja, sobe balão sobe, bonecos de lata e idas para a cama às cavalitas, jogo do galo, cromos, Heidi, Maia, Marco, Tom Sawyer, papa léguas e Baltazar, bisca, lavar os dentes no banho, sestas, ovos mexidos com tomate, histórias ao deitar, fins de tarde em cascais.

Despeço-me com uma citação de Clarice Pacheco, escritora brasileira.
“Preciso reviver, eu bem sei,
mesmo que só na lembrança,
voltar à minha antiga casa,
rever a minha infância
e todos os momentos felizes que lá passei.”

Feito em casa

Já adorava o blogue "as minhas receitas", por isso tive que comprar o livro. Religiosamente, todas as manhãs, vejo se a autora publicou no blogue mais uma receita. Faz parte da minha rotina matinal! Já segui com sucesso algumas. 
Numa tarde de praia a minha sogra e eu, entre dedos de conversa, demos uma vista de olhos. Fiquei fã do livro e recomendo vivamente.
Inspirem-se!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Agosto em imagens

Estava uma ventania na melhor praia de Portugal.
Ainda bem que há coisas que não mudam...
 Os melhores gelados continuam a ser os do santini.
Jantares às quinhentas e
muita praia até às tantas.
Areia, sal e sol!
Ai a linha!

 O que eu adoro a minha piscina.

De volta

Mais uma vez constato, o problema das férias é ter de voltar à dura realidade, ao ram ram, às horas estabelecidas, à cadeira e secretária, às refeições de faca e garfo, tudo isto com jet lag e aquela sensação “socorro não quero nada disto...”
Duas semaninhas em Portugal com um bebé sabem a pouco e continuo cansada...
Também é bom voltar a casa, cheirar os meus cantos, ter o meu carro, deitar-me na minha cama, sentir a cidade, viver no meu prédio e ver os pais.
E sair de casa ensonada e ver a petiza que nos atormentou a noite inteira, nitidamente aos saltos, zangada por não ter com quem brincar, a dormir placidamente?! Ui, ui, ui, que inveja minha menina!
É tempo de arrumar as pás, as formas e o balde... Ai sofro!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

"Sobre o Caminho
Nada
nem o branco fogo do trigo
nem as agulhas cravadas na pupila dos pássaros
te dirão a palavra
Não interrogues
não perguntes
entre a razão e a turbulência da neve
não há diferença
Não colecciones dejectos o teu destino és tu
Despe-te não há outro caminho"

Eugénio de Andrade, in "Véspera da Água"

domingo, 28 de agosto de 2011

Quandos as plásticas correm mal II


Pobre Carla Bruni, está com uma cara tão estranha. Ninguém permanece jovem eternamente mas para este resultado mais vale envelhecer.
A querida devia seguir o exemplo da mãe, Marisa Borini, que tão bem soube envelhecer ...
Até breve!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Poema Caperucita Roja

"Al otro lado de este bosque inmenso
me espera el mundo. Todo lo que he visto
sólo en mis sueños tiene que esperarme
al otro lado de este bosque. Es hora
de ponerme en camino, aunque el viaje
se lleve varios años de mi vida.
De pronto escucho aullar la voz de siempre,
la que siempre ha logrado detenerme:
"Al lado de este bosque, niña,
sólo espera la casa en la que mueres". - Amalia Bautista

Querida amiga, onde estiveres, saudades.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

:)



"Aprendemos a ser filhos depois que somos pais. Só aprendemos a ser pais depois que somos avós..." - Affonso Romano de Sant'Anna
Neta e filha têm saudades!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Organização de uma casa


Toda a vida ouvi a minha querida Mãe dizer: "O segredo de uma casa está na sua organização".

Dou-lhe hoje toda a razão. Sempre fui uma pessoa desarrumada mas organizada, com listas, metas, tarefas, tudo anotado na agenda, em notas, no telemóvel e encaixado nesta pobre mioleira.
A trabalhar a tempo inteiro, com um bebé pequeno em casa ainda me tornei mais organizada (a roçar o espartano), com dias destinados para cada tarefa. Por vezes só tenho pena que o dia não estique mais um bocadinho... Depois é ter bom humor e tempo de qualidade com os meus e com a petiza!
Até breve.

sábado, 20 de agosto de 2011

"Live as if you were to die tomorrow. Learn as if you were to live forever.”
Mahatma Gandhi

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Gaspar no Oriente

As aventuras de Gaspar em Macau estão prestes a dar ínicio... Novo continente, hábitos, casa, clima, cheiros e gastronomia. Gostará de Xao Min?
Quase a partir, o nosso pestanudo mentaliza-se para a viagem, "espero que e dêem um enorme e suculento osso buco durante o voo, eu mereço"...
Até já, Gasparinho!

sábado, 13 de agosto de 2011

Sardinhas

O meu prato preferido de Verão... Nham nham nham!!!

Até já ♡

Adoro os nosso reencontros... Desta vez somos três em câmara lenta!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mudar de ares!

Bem precisamos...
A Loufuzinha já está cheia de saudades dos queridos Avós.
Beijos e abraços,
Mor

Somos o que comemos

Engordei alguns quilos durante a gravidez e tenho feito esforço para voltar ao meu peso. Ainda não atingi o que tinha antes de deixar de fumar mas acho que não estou mal, só me faltam dois a três quilos para atingir a minha meta...

Ouvi durante anos dizerem-me que era magra graças à genética, que tinha um óptimo metabolismo e que saía totalmente ao lado oriental, de compleição magra e atlética. Nunca concordei com essa teoria, tenho cuidado com a alimentação (se agora como pizza, logo como só sopa) e faço exercício regular, quando não consigo faço caminhadas. Como doces apenas em ocasiões especiais, evito os fritos, não como pão e tento reduzir os hidratos de carbono.

Não me venham com tretas, infelizmente não se perde e mantém peso sem esforço, fome e privações!

Quem concorda com a minha teoria são os especialistas que descobriram um novo distúrbio de alimentação, a “liarexia", i.e., os que mentem sobre o que comem, exibindo silhuetas esbeltas, proclamando que comem de tudo, adoram fast food e que a boa forma é um presente divino...

Na categoria de “liar-exics” incluem-se celebridades como Gwyneth Paltrow, Cameron Diaz e Victoria Beckham que exaltam apetites ferozes em público, mas disfarçam a dieta com sopa e salada em casa.

A explicação do psicólogo James Lamper é a seguinte: "há uma competição enorme entre outras mulheres - é sobre o desejo de ser magra sem aparentar esforço".  Para ler mais cliquem aqui.

Se é gordinho e jura a sete ventos que o seu metabolismo é lento, só come saladas e bebe água, o melhor é inscrever-se num ginásio e começar a apontar num livro tudo o que come... Ao fim do dia vai perceber todo o pouco que comeu. Aprender a comer é muito importante!

Se pelo contrário é muito magro, saudável", diz ser sedentário, não se mexe e apregoa comer toneladas de alimentos super calóricos, pense lá bem se não sofre de "liarexia"...

Até breve!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Brevemente...

N vezes fiz rua acima, rua abaixo com os Pais, irmão ou amigas. Gelado na mão, camisola pelos ombros, no Verão a temperatura baixa durante a noite, há amplitude térmica*!!!  Tenho saudades desse tempo e desses sítios. Já só penso nas nossas férias...
Até logo.

* Piada para as pessoas de Macau que estão esquecidas do que isso é...

Momento mixórdia

No alto dos seus 11 meses, a minha Loufuzinha tem a mania que é crescida e quer comer e beber TUDO sózinha... As refeições não estão fáceis e o resultado final é uma grande mixórdia!
Vou ali limpar mais qualquer coisa e já volto...

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Gaspacho entornado

Quem segue este blogue sabe que sou uma verdadeira aficionada por holas e atenta seguidora da vida novelesca da querida Cayetana Fitz-James Stuart, Duquesa de Alba.

As "revistas del corazón", asseguram que Cayetana renegou à sua fortuna para poder casar com Alfonso Díez, tendo partilhado quase todo o seu património (de valor incalculável) pelos seus 6 filhos, Carlos, Jacobo, Alfonso, Fernando, Cayetano e Eugenia.

Tudo seria maravilhoso se o “noivo” fosse igualmente um aristocrata milionário, verdadeiramente apaixonado pela duquesa, com 85 anos e os salamaleques todos no devido lugar.

Deram a sua primeira entrevista juntos à Vanity Fair. Olhando para a pinta do noivo e lendo algumas declarações da duquesa, tais como “me envidian porque no tienen un hombre tan guapo y simpático como Alfonso al lado. Es cariñoso y desprendido, y está muy enamorado de mí”, percebemos que o casamento vai correr muito mal...

Preocupaciones!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Eclat minute

Comprei dois batons giríssimos chubby stick da Clinique, odiei... Não é que sejam maus, são hidratantes q.b. mas as cores não me ficam bem, arrisco mesmo a dizer que me dão ar de andorinha morta à chapada...
Lá me rendi às evidências e voltei ao habitual e ténue gloss eclat minute, bem me tento modernizar mas a Clarins bate aos pontos muitas marcas de cosméticos.
Até breve!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Bem sabia que não devia ter confiado no recepcionista do hotel, quando me assegurou que iam enviar o meu postal de Cochin para a Loufuzinha...
Escroque!

Verdades inúteis, por Maitena

Para Embalar XIV

Uma verdadeira versão de "Porcelain" para dormir...

domingo, 7 de agosto de 2011

Disciplina desde o berço

A minha Loufuzinha ainda não fala, ri muito e palra... Diz Mamamama mas ainda não me convenci que me está a chamar... Já percebe a palavra "não" e faz fita quando é contrariada. 11 alegres meses de esperteza com alguma manha.
Em termos educacionais, o dolce far niente terminou, por muito que custe vamos começar a disciplina, a Mãe não gosta de crianças monstrinhas...
Como diz a minha Mãe, educa-se do berço... Neste caso, desde a cama de grades!
Até breve...

sábado, 6 de agosto de 2011

Fake

Não é por nada mas estou em crer que a minha nova manicure usa vernizes falsos da OPI. Ainda ontem pintei as unhas e hoje já está tudo a descascar? Mmmmmmmmmmmmmmmm.
Numa zona do mundo conhecida pelas falsificações em massa, todo o cuidado é pouco... Para a próxima levo o meu verniz!
Bom fim-de-semana.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Donativos para a Somália

Sou um bocado céptica em relação às ONG’s, irrita-me solenemente pensar que parte do dinheiro que doamos pode estar a servir para comprar viagens de avião em executiva, em vez de servir para alimentar crianças...
De qualquer forma, porque não me parece que haja outra maneira de ajudar, acabei de fazer um donativo para a Somália. É impossível ficar indiferente às imagens que vemos todos os dias de crianças a morrer de fome, podiam ser os nossos filhos, podíamos ser nós a viver aquele horror... Lagarto, lagarto, lagarto, isola.
Segundo a ONU nos últimos 90 dias morreram 29 mil crianças na Somália, 2 milhões de crianças estão actualmente em risco. É uma calamidade!
Fiz a doação através da UNICEF e espero sinceramente ter contribuído para salvar uma vida...
Foi muito fácil e rápido, sigam os passos todos aqui.
É mesmo por uma boa causa!

11

Os dias têm passado a correr e o meu bebé faz 11 meses. Já foi tão mais pequenina a feijãozinha...
A minha Sarah Key adora panamás, nadar, música, banhos, gatinha a alta velocidade, joga à bola, dá os primeiros passos com apoio, aponta quando quer as coisas, range os dentes, faz repuxos de água, bebe do copo, tudo isto sempre a rir!
O Pai e eu super babados...
Até logo!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Para dançar

Foi escrita por Tom Jobim e é a música de abertura da novela que passa na TDM. Tudo pára lá por casa para ouvirmos o genérico e vermos a Loufuzinha a dançar, onde estiver começa a dar ao ritmo, bate palmas, sonoras gargalhadas intercaladas por guinchos.
Adoro esta minha filha!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Áman

Quando eu for muito rica, vou dar a volta ao mundo com os meus queridos e pernoitar em todos os resorts do grupo Áman.
Luxo asíático, localização paradísiaca, serviço fantástico, fabulosa arquitectura, vai ser um fartote...
Tenho é que ser uma tia patinhas, mãos largas, muito mas mesmo muito rica!

Procura-se o saco perfeito para tralha de bebé

Daqui a uns dias, a Loufuzinha e eu damos início à nossa primeira viagem intercontinental, all by ourselves, sem a ajuda do bolhão que foi à frente.

Como sabem, não é de todo fácil viajar com um bebé pois temos que levar montes de tralha... Um carrinho, um saco com 2 ou 3 mudas (no avião os bebés sujam-se sempre), bolachas, boiões, biberões, fraldas, toalhetes, chuchas e brinquedos, pingos do nariz, babetes e guardanapos de papel, talheres... Tenho que deixar o carrinho de bebé na zona de embarque, só tenho duas mãos que vão carregar a loufuzinha, não posso arrastar um trolley porque não me sobra nenhuma mão... Se usar o marsupial até posso arrastar um troley mas depois quando empurrar o carrinho tenho o mono do trolley à perna...

Desesperadamente à procura do saco perfeito.

Um saco onde possa meter tudo e que dê para pôr a tiracolo... Que tenha separações para não me perder. Os que tenho visto são geralmente pequenos e dão para viagens pequenas.

Ai, sofro...
Até breve!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

De novo happy

Gosto de experimentar novos perfumes mas quando abro um frasco não vario até o acabar. Durante uma temporada cheiro sempre ao mesmo, talvez porque associe determinados cheiros a locais, datas e pessoas, não gosto de variar, sou o que se pode chamar uma piquena perfumadamente estável.

Pelo meu pescoço já passaram n aromas. Inaugurei a adolescência com Anais Anais, depois L’air du temp, seguiram-se Eternity, o forte Tresór (como fui capaz?), entre outros, mais recentemente os japoneses Le Feu de Yessey e L’eau para Kenzo, o último Mandarim Tea da Shanghai Tang.

Os aromas fortes incomodam-me, alguns até me dão dores de cabeça. Enquanto estava de esperanças nem conseguia tolerar perfume, só água-de-colónia, alfazema ou johnson.

Gosto de aromas leves, não muito marcantes, florais.

Quando me casei usei Happy Heart da Clinique e agora, talvez na fase mais feliz da minha vida, resolvi voltar a apostar num perfume sorridente, desta feita Happy in Bloom. É fresco e leve, cheira a ameixas e a flores, estou a gostar...

Boa semana!

Delicioso tó fu fá!

Ia tendo um baque, desorientei-me e achei que a loja tinha fechado... Nada disso, continua aberta e cheia de clientela, a minha loja preferida de tó fu.
Situa-se entre a Rua dos Mercadores e a Almeida Ribeiro. Quando lá voltar tiro a morada exacta.
De uma assentada comprei tó fu fá para a toda a família, a loufuzinha experimentou e adorou a sobremesa... Fresco e doce, há melhor? Tem a veia chinesa bem destacada.
Até breve!