quinta-feira, 30 de junho de 2011

A realidade tal qual como ela é

Este escrito já antigo mas muito actual sobre o percenti, ilustra muito bem as relações entre mães...


Aqui fica, por Vieira do Mar em http://passeaiflores.blogspot.com/

"A guerra do Percentil

Elas preparam-se amorosamente para a batalha, polindo e afiando a arma com que desferirão os golpes fatais nas suas inimigas, que são todas as outras MÃES.E a arma é...tcharaaan... o boletim de saúde!
O primeiro treino da recruta é no pediatra, esse homem bom e dedicado que, ao medir e pesar a criancinha, tende sempre a preencher os gráficos com valores um nadinha acima do real, não vá a mãe do rebento passar, num ápice, de babada sorridente a dragona raivosa e incendiar o gabinete com o seu hálito de fogo. Depois, já com o boletim de saúde entre mãos, devidamente preenchidinho, elas combinam reunir-se umas com as outras e é então que estala uma daquelas guerras surdas que de vez em quando têm lugar no mundo cínico do putedo maternal... a guerra do PERCENTIL.
Para quem não sabe, o percentil é a modos que a unidade de medida pela qual se afere o desenvolvimento físico das nossas criancinhas. Os parâmetros ditos normais situam-se algures entre o 5 e o 95, e dizem respeito ao peso, à altura e à relação entre os dois. O perímetro cefálico também costuma ser usado como arma de arremesso, embora como apoio na retaguarda, porque se refere apenas ao tamanho da cabeça.
A coisa funciona tal qual os putos nos balneários da escola (sim, estamos a esse nível básico), em que ganha o meu porque é maior que o teu (como a rábula dos Gato Fedorento, não sei se estão a ver...).
Preparadas para a refrega, reunimo-nos num café, em casa, num banco de jardim, wherever, sacamos dos boletinzinhos e toca de atirar percentis umas contra as outras como quem dispara balas de calibre 38,ai o joãzinho está no percentil 90, o bernardinho tem um perimetro cefálico de 55 centímetros, um crânio, um génio!, o meu pedrinho nasceu no percentil 95, quatro quilos e meio de gente, vejam lá, mas já está no percentil 100, é um comilão.... Pode introduzir-se aqui um elemento complementar, (também indicativo de forma física superior do infante) o chamado índice de apgar, mas não quero transformar este post num relambório técnico sobre questões de estratégia.
Entretanto, as mães com filhos no percentil algures entre o 5 e o 50 retiram-se, derrotadas, porque, a um nível subliminar, percentil baixo é sinónimo de qualquer coisa como mãe-vaca-negligente-que-não-alimenta-a-cria, ou, então, porque não estão dispostas a ouvir expressões simpáticas como não terás nanismo na família, filha? é que é hereditário, sabes... Não há pior do que a subconsciência que subjaz a estas alegres competiçõezinhas entre mamãs: a de que somos melhores mães, quanto mais alta e bem nutrida for a nossa criancinha - e que se lixem os factores hereditários, sociais e as idiossincrasias de cada um.
Seguimos depois para a batalha final, onde já só entram os pesos pesados, ou seja, as mamãs de filhos com percentil 50-75 ou mais. E lá continuamos, com uma enorme falta de noção e de mais que fazer, a comparar comprimentos fémur-coxa, ombro-cotovelo, tamanho das mãos, número de ténis que já não servem e largura de bonés que já não cabem... a atirar perímetros cefálicos, índices vários e percentis à cara umas das outras. O pior é que, como diz a do anúncio, por mim, passava a tarde inteira naquilo.
Haja cú para nos aturarmos, irra."

quarta-feira, 29 de junho de 2011

All good things

Lá por casa, retomamos as nossas noites de cinema, com "all good things", impressionou-me bastante...
Baseado no misterioso e não desvendado desaparecimento de Kathleen Durts, alegadamente assassinada pelo marido esquizofrénico e milionário Robert Durst.
Fez-me lembrar o ditado "do convento só sabe quem lá está dentro."
Até logo!

♥♥

Para uma muito querida amiga que recentemente encontrou o seu amor. Fico sempre contente quando isso acontece, desta vez esse encontro tem um sabor ainda mais especial. Uma vida a dois muito feliz!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Macau Sâm Assi

Apesar de fazer parte uma família sino-portuguesa, não somos uma família macaense, não seguimos a cultura e tradições próprias dessas famílias macaenses... No entanto, não posso deixar de publicar aqui este delicioso video-clip Macau Sâm Assi pois, para mim, Macau também são os Dóci Papiaçám, cheios de graça,  humor, patuá, tradições e muito revivalismo, tão bem caracterizados por Miguel Senna Fernandes.
Para os que gostam de Macau, para os que estão longe e para os que os que ainda não conhecem, aqui fica...
Muito bom!
Um dos meus blogues preferidos está a ser atacado... Gente louca que não tem muito por onde se entreter.
Maresia, continue a escrever as crónicas do dia-a-dia, pensamentos, deambulações, o atrevimento e o baby blogue, em Macau continua a ter leitora (s)...
Força!

sábado, 25 de junho de 2011

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Férias precisam-se

Preciso urgentemente de férias, praia, sol, ar puro (por estas bandas cada vez mais raro), verde, caruma, piqueniques ao ar livre, barulho das ondas, caminhadas, mar, horizonte, dormir, amplitude térmica...
É o meu estado e o deste blogue. Ainda falta tanto!
Nos entretantos, lá vamos ao venetian dar uns mergulhos... Bom melhor dia útil da semana!

De Mãe para Filha III

"Não deixe de acreditar no amor, mas certifique-se de estar entregando seu coração para alguém que dê valor aos mesmos sentimentos que você dá, manifeste suas idéias e planos, para saber se vocês combinam, e certifique-se de que quando estão juntos aquele abraço vale mais que qualquer palavra..."
Luís Fernando Veríssimo

quinta-feira, 23 de junho de 2011

O Violoncelista Espanhol

Se eu tivesse tempo, cabeça e disposição, acabava de ler este livro. Comecei a lê-lo entusiasticamente nas férias mas agora que voltei à rotina não o consigo acabar. Faltam-me 2/3 para acabar de acompanhar as aventuras do músico Feliu Delargo.
Tem ritmo, interessante e adoro as descrições. Saudades da Península Ibérica.
Até logo!
É assim que te quero, amor,
assim, amor, é que eu gosto de ti,
tal como te vestes
e como arranjas
os cabelos e como
a tua boca sorri,
ágil como a água
da fonte sobre as pedras puras,
é assim que te quero, amado,
Ao pão não peço que me ensine,
mas antes que não me falte
em cada dia que passa.
Da luz nada sei, nem donde
vem nem para onde vai,
apenas quero que a luz alumie,
e também não peço à noite explicações,
espero-o e envolve-me,
e assim tu pão e luz
e sombra és.
Chegastes à minha vida
com o que trazias,
feito
de luz e pão e sombra, eu te esperava,
e é assim que preciso de ti,
assim que te amo,
e os que amanhã quiserem ouvir
o que não lhes direi, que o leiam aqui
e retrocedam hoje porque é cedo
para tais argumentos.
Amanhã dar-lhes-emos apenas
uma folha da árvore do nosso amor, uma folha
que há-de cair sobre a terra
como se a tivessem produzido os nosso lábios,
como um beijo caído
das nossas alturas invencíveis
para mostrar o fogo e a ternura
de um amor verdadeiro.
Pablo Neruda

Para Embalar X

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Adenda ao escrito anterior

Ainda sobre o escrito sobre redes sociais, aqui ficam os mandamentos para se progeter nas redes... Retirei daqui.

1. Sempre que seja possível, torne o seu perfil privado.

2. Nunca divulgue dados pessoais como, morada, número de telefone, ‘e-mail', local de emprego, escola, localidade, excepto se a conta for institucional.

3. Nunca divulgue informações pessoais como dias em que vai de férias, dias em que se ausenta de férias ou por outros motivos

4. Tenha cuidado com as fotografias que publica.

5. Evite publicar fotos ou vídeos dos seus filhos.

6. Visite com frequência as contas dos seus filhos para verificar os amigos e as fotos que eles publicam.

7. Não aceite convites de amizade por tudo e por nada.

8. Tenha cuidado com ‘links' que recebe em mensagens nas redes sociais.

9. Tome atenção quando se associa a determinados grupos, pondere sempre as implicações que os conteúdos desses grupos possam ter.

10. Utilize as ferramentas de privacidade que as aplicações fornecem.

11. Evite fazer comentários sobre o seu empregador ou empresa em que trabalha, para evitar sanções de quaisquer tipos.
 
Até logo!

Viciados nas redes sociais

Há muito que estou avisada sobre os inconvenientes das redes sociais. Penso que a maior parte das pessoas tem os mesmos conhecimentos do que eu, sabe como as redes são perigosas mas ainda assim publicam de forma eterna tudo e mais alguma coisa sobre a sua vida.

Vejo casos em que anunciam aos 7 ventos, de 3 em 3 meses, o aparecimento de novos amores, outros que expõem de tal maneira os seu pensamentos e o que estão a fazer que, só falta dizerem, quando estão na casa de banho... Onde estão, como se sentem, com quem estão, para onde vão. Quase tudo documentado com as necessárias fotografias. Não pensam duas vezes antes de publicarem o recheio da casa, cozinhados, lavores, filhos no colégio, a ilha deserta onde estão neste momento a passar férias.

Outra coisa que não percebo é a necessidade de se escarrapachar na internet (redes sociais e blogues) tudo o que seja intimidade. Desde sexo a procedimentos médico ou cirúrgicos, a pensamentos que têm sobre outras pessoas que se calhar até lêem o blogue ou estão na rede (patrões, chefes, parentes de todos os graus, colegas, subordinados), tudo se expõe para toda a gente, de forma perpétua. Contam tudo aos 400 "amigos" que estão na rede e às centenas de leitores que cruzam o blogue.

Faz-me muita confusão...

Para mim trata-se de um misto de exibicionismo, solidão e má ocupação dos tempos livres. Vão apanhar ar, dar um passeio no jardim, ler um livro.

Até breve!

terça-feira, 21 de junho de 2011

segunda-feira, 20 de junho de 2011

...

Dia-a-dia de uma Mãe trabalhadora

Num dia normal acordo às 7.40, dou um biberão, mudo uma fralda, tomo o pequeno almoço, banho, arranjo-me, decido o que é o almoço, trabalho, apanho o Bolhão, almoçamos em casa, brincamos com a Loufuzinha,  mudo uma fralda, deixo o Bolhão, trabalho, dou uma papa, vou para a ginástica ou ao supermercado, brinco, dou banho, dou jantar, embalo, jantamos, brincamos, damos biberão, embalamos, deito-me.
Depois de um dia de trabalho laboral e trabalho de Mãe ainda me peguntam que livro estou a ler?! Poupem-me! Isto é o dia-a-dia estafante de muitas Mães... Ufa!!! E ainda temos que ser giras, bem humoradas, fashion e magras...
Até qualquer dia.

Acabou-se o descanso!

Gatinha, põe-se de pé, acabou-se a papa doce...
Palra pelos cotovelos, canta, não há silêncios. Enche a nossa casa, uma alegria!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Vernissage

É hoje, não percam! Na Casa Garden até 15 de Julho.
Até logo.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Aaiii Dr. House!

De que são feitos os dias?
- De pequenos desejos,
vagarosas saudades,
silenciosas lembranças.

Entre mágoas sombrias,
momentâneos lampejos:
vagas felicidades,
inatuais esperanças.

De loucuras, de crimes,
de pecados, de glórias
- do medo que encadeia
todas essas mudanças.

Dentro deles vivemos,
dentro deles choramos,
em duros desenlaces
e em sinistras alianças...

Cecília Meireles

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sobrancelhas reles


Estou convicta que o formato das sobrancelhas diz muito sobre uma determinada pessoa.
Detesto sobrancelhas finas, desenhadas a lápis, com meia dúzia de pelos, depiladas cirurgicamente, arqueadas, pirosas, possidónias lembram-me pessoas ordinárias, gente reles, voz nasalada, a chinelar, cujo  marido tratam por companheiro ou parceiro, verniz das unhas carcomido, vibram com caniches, acompanhadas pela “nova gente”, de mindinho revirado enquanto bebem a biquinha, a meio da sua vidinha, encostadas ao balcão.
Não pensem que são caganças, está quase que comprovado cientificamente...
Boa segunda-feira!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

"If only God would give me some clear sign! Like making a large deposit in my name in a Swiss bank."
Woody Allen

O discurso do rei

Adorei, recomendo, excepcional!!!
Merecia todos os Óscares que ganhou e mais alguns.
Até breve!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Fábula a Cigarra e a Formiga

Tendo a cigarra em cantigas
Passado todo o verão
Achou-se em penúria extrema
Na tormentosa estação.
Não lhe restando migalha
Que trincasse, a tagarela
Foi valer-se da formiga,
Que morava perto dela.
Rogou-lhe que lhe emprestasse,
Pois tinha riqueza e brilho,
Algum grão com que manter-se
Até voltar o aceso estio.
- "Amiga", diz a cigarra,
- "Prometo, à fé d'animal,
Pagar-vos antes d'agosto
Os juros e o principal."
A formiga nunca empresta,
Nunca dá, por isso junta.
- "No verão em que lidavas?"
À pedinte ela pergunta.
Responde a outra: - "Eu cantava
Noite e dia, a toda a hora."
- "Oh! bravo!", torna a formiga.
- "Cantavas? Pois dança agora!"

Tradução de Bocage

compras matinais

Um dos probelmas de Macau é não existirem hipermercados (já o escrevi anteriormente) o que obriga a perder-se muito tempo em compras para a casa: congelados, supermercado tradicional, supermercado ocidental, mercado, farmácia, ufa!!!

Hoje realizei que o supermercado onde faço as compras do mês abre por volta das 9 da manhã. Como fecha por volta das 11 da noite (e fazem entregas) podem ver o que os empregados trabalham... É por isso que nesta zona do mundo os comerciantes são ricos e é também por isso que em quase todo o mundo os chineses tem negócios muito lucrativos, trabalhadores incansáveis, tais formigas de La Fontaine!

Se quiserem ir às compras logo de manhã, já sabem que o supermercado de bairro está aberto.

Até breve!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Para embalar IX

Cantada até à exaustão durante a adolescência... Sobre um coração partido.
Querida filha, com a maturidade dos teus 9 meses, diz lá se Mãe não é uma romântica? Bons sonhos.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Barreiras arquitectónicas

Apesar de se tratarem de duas cidades modernas, onde nascem edíficios todos os dias,  não é de todo fácil andar com um carro de bebé ou numa cadeira de rodas em Macau e Hong Kong. É até muito díficil!
Não consigo perceber porque é que os proprietários, arquitectos e construtores não pensam na mobilidade diminuída de algumas pessoas...
Isto já para não falar da inexistência de fraldários nas casas de banho de Macau. Onde é que os residentes e os turistas mudam as fraldas dos filhos? À mesa do restaurante, no meio da Rua? No Venetian e no Four Seasons ainda o conseguem fazer, nos restantes sítio é um mistério...
Até breve!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Quero dar-te

"Quero dar-te a coisa mais pequenina que houver
bago de arroz
grão de areia
semente de linho
suspiro de pássaro
pedra de sal
som de regato
a coisa mais pequena do mundo
a sombra do meu nome
o peso do meu coração na tua pele."

Rosa Lobato de Faria

domingo, 5 de junho de 2011

9

Como o tempo voa, a minha tigra faz 9 meses, consegue gatinhar, come à mão, diz adeus e manda beijinhos voadores, adora bolhachas, to fu e boiões, dá muitos abraços, mostra 3 dentes quando ri, não gosta de ser contrariada, vibra com a piscina, tenta imitar o que dizemos e "canta" sorridentemente esta música enquanto anda a cavalo nas nossas pernas. Uma alegria!

sábado, 4 de junho de 2011

Parabéns

Até pode ser uma mensagem tua do além pois, mal a vi lembrei-me de ti.
Parabéns minha querida amiga Filipa, é o segundo aniversário que não passas connosco, não há festa nem risota, nem planos de uma mega festa.
Gostava que tivesses conhecido a minha filha.
Lembro-me de ti com saudade, uma mulher exemplar, tenho a certeza que há muitas pessoas que sentem a tua falta. As tuas duas pessoas preferidas, naturalmente, ainda mais, os filhos sentem sempre a falta das Mães.
Até sempre.

quinta-feira, 2 de junho de 2011


Um blogue antigo, muitas bolhas, no essencial cinco bolhas amigas mais uma não bolha retornada à região, jantares, mestrados, o abandono de um blogue e o começo de outro, gravidez, casamento, nascimento, alegrias, duas doenças uma delas fatal que nos aproximou ainda mais, lágrimas, tentativas diversas, um divórcio doloroso, luta, confidências, hospitais, uma gravidez perdida, quimioterapia, operações, depressão, fraternidade, tristeza, euforia, tagarelices, sorrisos tristes, viagem planeada, batalha perdida, férias, como é possível já não estares entre nós, gravidez, nascimento, felicidade, outra perda incalculável, uma nova vida no Brasil.

Foram assim os nossos últimos 5 anos. Não foram pêra doce!
Este blogue parte-me o coração...

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Flower power

Estou à espera de uma ocasião especial de corrida para usar o vestido da esquerda... Vou ficar primaveril e fresca. Este ano estou uma xuxu, uso e abuso das flores!
Até breve.

Dia Mundial da Criança

Um dia feliz para as 6 bem dispostas, brincalhonas e sorridentes crianças que compõem a minha família... Este é o primeiro dia da criança para os dois bebés. Que tenham todas uma infância muito feliz!